Lentes Coloridas Filtrantes no Tratamento Ocular

Lentes Coloridas Filtrantes no Tratamento Ocular. Opção de tratamento .As lentes coloridas filtrantes são uma opção de tratamento para pessoas com determinadas condições oculares. Essas lentes possuem a propriedade de permitir a passagem de determinado comprimento de onda da luz, ao mesmo tempo em que absorvem outras partes do espectro luminoso. Também conhecidas como filtros medicinais, essas lentes podem ser utilizadas para estimular as células fotorreceptoras afetadas por diversas doenças retinianas.

Como funcionam as lentes coloridas filtrantes?

As lentes coloridas filtrantes atuam bloqueando determinadas partes do espectro da luz visível, melhorando assim o conforto e o contraste visual. Cada cor de lente está associada a um intervalo específico de comprimento de onda. A seguir, apresentamos as cores e seus respectivos intervalos:

  • Violeta: 380 a 450 nanômetros.
  • Anil: 420 a 440 nanômetros.
  • Azul: 440 a 490 nanômetros.
  • Verde: 520 a 570 nanômetros.
  • Amarelo: 570 a 590 nanômetros.
  • Laranja: 590 a 620 nanômetros.
  • Vermelho: 620 a 740 nanômetros.

Indicações das lentes coloridas filtrantes

Cada patologia ocular possui uma indicação específica de lente filtrante. No entanto, é fundamental realizar uma avaliação subjetiva com o paciente para escolher a melhor opção, levando em consideração a suscetibilidade individual. A seguir, apresentamos alguns exemplos de lentes coloridas filtrantes e suas indicações:

Lentes Cinzas

As lentes cinzas possuem uma transmitância constante ao longo de todo o espectro visível da luz e alteram menos a percepção das cores. Elas oferecem redução da luminosidade e do ofuscamento visual, sendo indicadas para pessoas com fotofobia causada por diversas condições.

Lentes Alaranjadas, Âmbar e Rósea

Essas lentes absorvem a luz azul, também conhecida como Blue-Block. Suas principais indicações são para casos de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), retinopatia diabética, glaucoma e alguns indivíduos com retinose pigmentar.

Lentes Verdes

As lentes verdes absorvem a luz vermelha e azul, com uma maior transmitância para a luz verde. Elas alteram pouco a percepção das cores e oferecem mais contraste se comparadas às lentes cinzas.

Lentes Azuis

As lentes azuis são indicadas para pessoas com acromatopsia e monocromatismo do cone azul (cone-S).

Lentes Vermelhas

Essas lentes absorvem a luz de curto comprimento de onda, com uma maior transmitância para os componentes vermelho e amarelo. Elas aumentam o contraste, porém alteram a percepção das cores. As lentes vermelhas são úteis para diminuir a fotofobia e reduzir a dificuldade de adaptação ao escuro em casos de acromatopsia, distrofias de cones, aniridia e retinose pigmentar.

Lentes Amarelas ou Âmbar

As lentes amarelas ou âmbar oferecem uma boa redução da luminosidade e do ofuscamento visual, sem escurecer demais. Elas aumentam a sensibilidade ao contraste e são bem aceitas em casos de atrofias ópticas, neurites ópticas, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, lesões traumáticas de nervo óptico, glaucoma e retinose pigmentar.

Conforto visual e qualidade de visão

O objetivo principal das lentes coloridas filtrantes é proporcionar conforto para pacientes com baixa visão. Elas podem ajudar a diminuir a fotofobia e aumentar a sensibilidade ao contraste, melhorando assim a qualidade de visão. É importante ressaltar que a escolha da lente adequada deve ser feita com o auxílio de um especialista.

Para mais informações sobre lentes coloridas filtrantes, recomendamos consultar um profissional qualificado. Cada caso é único, e somente um especialista poderá indicar a melhor opção para cada paciente.

Leia Também:

Você sabia que a gravidez pode afetar sua visão?

Lentes de Contato: Uma Vida Mais Prática e Confortável

8 Alimentos Essenciais para a Saúde dos Olhos

Combine a cor dos olhos com os Looks coloridos

Lentes de Contato na Performance Esportiva

Oftalmologista e Optometrista: Qual a Diferença?

 

Fonte: Senso

 

Postagens