Blefaroplastia: Tudo sobre a cirurgia das pálpebras

Blefaroplastia: Tudo sobre a cirurgia das pálpebras. A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo rejuvenescer o olhar, removendo o excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores. Também é indicada para corrigir a ptose palpebral, que é a queda das pálpebras.

Blefaroplastia: Tudo sobre a cirurgia das pálpebras

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que visa remover o excesso de pele nas pálpebras, melhorando a aparência e rejuvenescendo o olhar. É indicada para pessoas que desejam corrigir o problema de flacidez nas pálpebras, reposicionar as pálpebras e levantar o olho caído. Além disso, também pode ser indicada para tratar a ptose palpebral, que é a queda das pálpebras.

O que é ptose palpebral?

A ptose palpebral é caracterizada pela queda das pálpebras superiores e pelo fechamento anormal dos olhos. Pode ser congênita, quando a pessoa já nasce com essa condição, ou adquirida ao longo da vida. Essa condição pode ser apenas estética, mas também pode causar problemas de visão.

Blefaroplastia Tudo sobre a cirurgia das pálpebras

Quais são os tipos de blefaroplastia?

Existem diferentes tipos de blefaroplastia, dependendo das necessidades de cada paciente:

  1. Blefaroplastia superior: indicada para corrigir a ptose palpebral, o excesso de pele e a gordura acumulada na parte superior dos olhos. Além de melhorar a função das pálpebras, a cirurgia também rejuvenesce o olhar.
  2. Blefaroplastia inferior: indicada para remover a bolsa nos olhos, o excesso de pele e as rugas que se acumulam na área dos olhos. O procedimento é feito logo abaixo dos cílios, através de pequenas incisões.
  3. Blefaroplastia lateral (cantopexia): também conhecida como cirurgia para aumentar os olhos, é indicada para corrigir a frouxidão das pálpebras, amenizando o olhar caído e mudando o formato dos olhos.
  4. Blefaroplastia completa: combinação das técnicas de blefaroplastia superior, inferior e lateral. É indicada quando todas essas técnicas são necessárias para alcançar os resultados desejados.

Blefaroplastia Tudo sobre a cirurgia das pálpebras

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada através de incisões nas pálpebras, que podem ser superiores, inferiores ou em ambas. O procedimento é feito com anestesia local com sedação. Durante a cirurgia, é removido o excesso de pele, a bolsa de gordura e/ou músculo. Por fim, as incisões são suturadas.

Na blefaroplastia superior, as incisões são feitas acima da dobra do olho, respeitando o formato natural dos olhos. O cirurgião remove o excesso de pele, a bolsa de gordura e/ou músculo, levando em consideração a simetria e harmonia facial.

Já na blefaroplastia inferior, as incisões podem ser realizadas na parte exterior da pálpebra (técnica transcutânea) ou por dentro da pálpebra (técnica transconjuntival). A escolha da técnica depende das necessidades do paciente e da avaliação do cirurgião plástico.

Pós-operatório da blefaroplastia

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem inchados e com hematomas. Esses sintomas tendem a desaparecer em poucos dias. É importante seguir algumas recomendações no pós-operatório para garantir uma recuperação tranquila:

  • Utilizar compressas frias nos olhos durante as primeiras 72 horas para diminuir o inchaço e os hematomas;
  • Evitar exercícios físicos intensos por aproximadamente 60 dias;
  • Evitar exposição solar por pelo menos 30 dias e utilizar óculos escuros quando sair ao sol;
  • Evitar o consumo de cigarro durante o pré e pós-operatório, pois pode prejudicar a cicatrização.

Resultado da blefaroplastia

Após a blefaroplastia, o resultado é um olhar mais jovial, sem o excesso de pele nas pálpebras. Além dos benefícios estéticos, a cirurgia também melhora a visão, uma vez que a pele que atrapalha a abertura dos olhos é removida.

É importante ter em mente que o resultado da blefaroplastia pode variar de acordo com o tipo e o grau de ptose palpebral de cada paciente. É fundamental escolher uma clínica e uma equipe médica experiente para garantir um resultado de excelência.

Blefaroplastia sem corte: mitos e verdades

A blefaroplastia sem corte, também conhecida como blefaroplastia a laser, é um procedimento estético que visa reduzir a flacidez nas pálpebras, rejuvenescendo a região. No entanto, é importante esclarecer alguns mitos e verdades sobre esse procedimento:

  • A blefaroplastia sem corte não é uma cirurgia plástica, portanto, os resultados não são os mesmos de uma blefaroplastia tradicional. O laser de CO2 utilizado nesse procedimento promove a descamação e renovação da pele, mas não remove o excesso de pele como a cirurgia plástica;
  • A blefaroplastia sem corte é indicada para rugas na área dos olhos, mas não trata bolsas nos olhos ou ptose palpebral;
  • Existem opções mais eficazes para tratar as rugas ao redor dos olhos, como a aplicação de botox;
  • É importante procurar clínicas e profissionais experientes no procedimento de blefaroplastia sem corte, para garantir resultados satisfatórios.

Conclusão

A blefaroplastia é uma cirurgia plástica indicada para rejuvenescer o olhar, remover o excesso de pele nas pálpebras e tratar a ptose palpebral. Existem diferentes tipos de blefaroplastia, que podem ser realizados de acordo com as necessidades de cada paciente. É fundamental escolher uma clínica e uma equipe médica experiente para garantir um resultado satisfatório. Além disso, é importante seguir todas as recomendações no pós-operatório para uma recuperação tranquila. Se você está considerando fazer uma blefaroplastia, procure um cirurgião plástico qualificado para avaliar o seu caso e esclarecer todas as suas dúvidas. Lembre-se de que cada pessoa é única e os resultados podem variar.

Leia Também:

Você sabia que a gravidez pode afetar sua visão?

Lentes de Contato: Uma Vida Mais Prática e Confortável

8 Alimentos Essenciais para a Saúde dos Olhos

Combine a cor dos olhos com os Looks coloridos

Lentes de Contato na Performance Esportiva

Oftalmologista e Optometrista: Qual a Diferença?

 

Fonte: CBO

 

Postagens