VOCÊ SENTE DOR NOS OLHOS? CONHEÇA AS CAUSAS E TRATAMENTO.

VOCÊ SENTE DOR NOS OLHOS CONHEÇA AS CAUSAS E TRATAMENTO. – De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, essa é uma “experiência sensorial e emocional desagradável, associada a danos reais, ou potenciais, aos tecidos”. Ou seja, a dor é um indicativo de que algo não está certo no organismo. Ela é, geralmente, um sintoma de uma doença, e aquele que chama mais atenção. Mas, que vem acompanhada de outros sinais de doenças.

Por esse motivo, sempre que o paciente experimenta dores persistentes, é importante procurar ajuda imediata de um médico. Para que você possa identificar o que pode estar acontecendo, preparamos um post com causas e tratamentos para dor nos olhos.

Glaucoma: evolução progressiva que pode levar à cegueira – VOCÊ SENTE DOR NOS OLHOS CONHEÇA AS CAUSAS E TRATAMENTO.

O glaucoma é uma doença séria que tem evolução progressiva e não tem cura. Ou seja, os tratamentos são para retardar o seu avanço e preservar a qualidade de vida do paciente por mais tempo. Além da dor nos olhos, quem tem glaucoma costuma enxergar halos ao redor de fontes de luz, perda de visão (principalmente a periférica), visão distorcida ou embaçada, vermelhidão nos olhos, dores de cabeça e até náusea ou vômito.

O grande ponto de destaque aqui é o fato de que a maioria dos pacientes não percebe os sintomas iniciais do glaucoma. Eles são silenciosos e, por isso, a visita regular ao médico oftalmologista é tão importante. Quando deixamos para iniciar o tratamento tarde demais, os recursos disponíveis podem não ser suficientes.

Blefarite: inflamação nas pálpebras e região dos cílios – VOCÊ SENTE DOR NOS OLHOS CONHEÇA AS CAUSAS E TRATAMENTO.

A blefarite é uma doença inflamatória que afeta a pálpebra, mais exatamente na região onde nascem os cílios. Ela não oferece riscos à visão, mas é bastante incômoda, uma vez que o paciente sente dor nos olhos toda vez que pisca ou leva as mãos à região. Além desse sintoma, é comum notar uma vermelhidão e irritação intensas no local, sensação de areia nos olhos e ardência na parte interior das pálpebras. Isso acontece porque há a contaminação por bactérias, e um médico deve ser consultado para que recomende o melhor tratamento.

Conjuntivite: inflamação na conjuntiva que causa dor nos olhos

A conjuntivite é uma velha conhecida de todos nós. As chances são de que todo mundo contraia essa doença pelo menos uma vez na vida. De origem viral, bacteriana ou alérgica, ela provoca dor nos olhos, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, produção de secreções, coceira e inchaço. Dependendo da causa da conjuntivite, o médico recomendará compressas frias para aliviar os sintomas mas, de maneira geral, é preciso esperar para que ela passe sozinha. A visita ao oftalmologista, porém, é necessária para uma orientação correta.

Uveíte: inflamação na camada média do globo ocular

A uveíte também é um tipo de inflamação que atinge os olhos. Nesse caso, ela se instala na parte média do globo ocular. Ou seja, na parte que engloba a coroide, o corpo ciliar e a íris, a qual damos o nome de úvea. Esse é o tecido responsável pelo fluxo sanguíneo dessas estruturas do olho. Por isso, quando inflamado, a dor nos olhos é presente e muitas vezes intensa. A visão também pode ficar turva, os olhos vermelhos e a sensibilidade à luz bastante aumentada.

Dengue: não é uma doença ocular, mas causa dor nos olhos

Apesar de a dengue não ser uma doença ocular, ela ainda está muito presente no Brasil, onde as campanhas de prevenção e erradicação do mosquito são intensas. Por isso, vale ressaltar que sentir dor nos olhos acompanhada de febre intensa, dores musculares, dores nas juntas, também é um sinal de que algo está errado. Nesse caso, jamais opte pela automedicação e procure um posto médico imediatamente.

Sentir dor nos olhos não é normal. Se você está experimentando esse sintoma, procure um médico imediatamente. Como você pôde ver neste post, esse pode ser um sinal de uma doença simples e de fácil tratamento, como a conjuntivite. Ou pode também ser um indicativo de que você está com glaucoma. Na dúvida, o profissional da saúde é o seu melhor aliado.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *