VOCÊ SABE O QUE SÃO AMETROPIAS? 

VOCÊ SABE O QUE SÃO AMETROPIAS?  – Também conhecido como erro refrativo, é um distúrbio visual, decorrente da focalização inadequada da luz que chega à retina

Os tipos mais comuns de ametropia são: – VOCÊ SABE O QUE SÃO AMETROPIAS?

  • MIOPIA – ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados antes da retina. Também pode ser causada pela alteração da curvatura corneana ou do cristalino. Para o paciente míope, objetos próximos ficam nítidos, mas os distantes ficam desfocados.

Sintomas – VOCÊ SABE O QUE SÃO AMETROPIAS?

Dores de cabeça por fadiga ocular excessiva, necessidade de “apertar os olhos” para ver claramente, dificuldade de dirigir, principalmente à noite, visão embaçada, especialmente para longe, lacrimejamento, entre outros.

Tratamentos

Uso de óculos, lente de contato e cirurgia refrativa (PRK / Lasik).

 

  • HIPERMETROPIA – ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados atrás da retina. Também pode ser causada pela diminuição do poder refrativo do olho, causada por alterações no formato da córnea ou do cristalino. Para o paciente hipermétrope, objetos próximos ficam desfocados, mas os distantes ficam mais nítidos.

Sintomas

Dores de cabeça por fadiga ocular excessiva, visão embaçada, principalmente para perto, lacrimejamento, entre outros.

Tratamentos

Uso de óculos, lente de contato e  cirurgia refrativa (PRK / Lasik).

  • ASTIGMATISMO – distúrbio visual causado, na maioria das vezes, por irregularidade da curvatura da córnea, e o seu efeito é a distorção da imagem, pois os raios de luz não chegam no mesmo ponto da retina.

Sintomas

Embaçamento e distorção da imagem (perto e longe), dor de cabeça, lacrimejamento, entre outros.

Tratamento

Uso de óculos, lente de contato e cirurgia refrativa (PRK / Lasik).

  • PRESBIOPIA – Conhecida como “vista cansada”, em geral tem início a partir dos 40 anos. Esse distúrbio ocular ocorre pela perda da capacidade de contração do músculo ciliar associada ao enrijecimento do cristalino. Dessa forma, há redução na capacidade de focar as imagens de perto.

TRATAMENTO

Uso de óculos ou lentes de contato com graduação específica para perto.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *