TUMORES OCULARES: 4 SINTOMAS MAIS COMUNS

TUMORES OCULARES: 4 SINTOMAS MAIS COMUNS – O diagnóstico de um tumor nos olhos não é algo fácil de ouvir. Na realidade, existem formas de lidar com essa notícia que tornam o tratamento menos complicado. Mas, por mais difícil que ele seja, é importante que seja detectado o mais cedo possível. Dessa forma, as chances de cura são maiores.

E existem diversos sinais de que é preciso procurar um médico oftalmologista.

Para ajudar na identificação, preparamos um artigo completo sobre os sintomas mais comuns dos tumores oculares. Continue lendo até o final e entenda.

1. Retinoblastoma e o sinal dado pelo flash da câmera fotográfica – TUMORES OCULARES: 4 SINTOMAS MAIS COMUNS

O retinoblastoma é um tipo de tumor maligno que se desenvolve durante a infância. Sua causa é desconhecida em 90% dos casos, mas o restante deles é de origem hereditária e acomete crianças desde o nascimento até os cinco anos de idade.

A principal forma de detectar esse tipo de tumor é tirando uma fotografia da criança utilizando o flash. Esse tumor afeta a retina, que provocará um reflexo pupilar branco quando exposto ao flash. Por isso, se você notou que os olhos (ou um deles) do seu filho ficaram brancos na fotografia, procure um oftalmologista pediátrico imediatamente. Quanto mais cedo detectado, melhores as chances de cura.

2. Melanoma e o descolamento de retina – TUMORES OCULARES: 4 SINTOMAS MAIS COMUNS

Uma das causas do descolamento de retina é a presença de um tumor no local. Ele se coloca no lugar da retina e a faz descolar. Por isso, em muitos casos, os pacientes procuram o médico com sintomas de descolamento e encontram na sua causa um melanoma. Ele também pode acontecer na conjuntiva ou na parte interna das pálpebras, e é visível a olho nu. Portanto, se você perceber alguma anormalidade nessa região, procure um oftalmologista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento. Esse é um dos tumores oculares mais comuns em pacientes adultos.

3. Tumores oculares com sintomas comuns

O linfoma intraocular também está entre os tumores oculares mais comuns. A diferença entre esse e o anterior está nos seus sintomas, muito comuns em outras doenças, e que pode atrasar o diagnóstico. São eles a visão embaçada, inchaço nos olhos, vermelhidão e manchas na visão em geral. Como você pode ter percebido, eles não parecem sinais de que algo complexo está acontecendo e por isso muitas pessoas demoram a procurar atendimento médico. É por esse motivo que reforçamos sempre: a qualquer sintoma diferente na sua visão, procure um oftalmologista imediatamente e cuide-se para prevenir esses casos.

4. Terçol recorrente ou inflamações nas pálpebras

Existem alguns tipos de tumores oculares que se manifestam nas pálpebras. A princípio, eles podem parecer simples terçóis, mas o olhar apurado do médico oftalmologista pode diagnosticar um caso mais grave. Por isso, mesmo que você conheça todos os tratamentos caseiros para o terçol, não hesite em procurar um médico. Aquela pequena inflamação pode ser o sinal de que algo mais grave está acontecendo.

Os tumores oculares podem acontecer por inúmeras razões. Desde aqueles que acometem somente os olhos, quanto os decorrentes de metástase. Ou seja, quando o câncer em outra região do corpo começa a se espalhar. Independentemente do motivo ou do sintoma que você está experimentando, é fundamental consultar um médico e ter a certeza de que está fazendo o tratamento correto.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *