TENHO ASTIGMATISMO. PRECISO MESMO USAR ÓCULOS?

TENHO ASTIGMATISMO. PRECISO MESMO USAR ÓCULOS? – O astigmatismo é uma das alterações de refração mais comuns. Por conta do formato da córnea, parecido com uma bola de futebol americano, as luzes ali refletidas não formam imagens nítidas. Por isso, a pessoa que sofre com astigmatismo tem a visão embaçada, para longe e para perto. Não raramente, alguns pacientes apresentam graus de astigmatismo, associados a graus de hipermetropia, por exemplo.

Para correção, é comum que o oftalmologista indique o uso de óculos ou lentes corretivas. Mas é comum os pacientes se questionarem se esses cuidados são de fato necessários.

É possível ficar sem os óculos – TENHO ASTIGMATISMO. PRECISO MESMO USAR ÓCULOS?

Apenas um especialista está capacitado a dizer se um paciente com astigmatismo poderá viver sem usar óculos. Há raros casos em que o grau é tão baixo que o oftalmologista apenas comunica a condição e não prescreve o uso de lentes corretivas. Porém, quando ocorre a junção de duas condições no mesmo paciente, é possível que o médico escolha receitar um grau único, para a correção do principal problema, ou seja, com o de maior grau.

Essa decisão não cabe ao paciente, mas sim ao oftalmologista. Há pessoas com graus de astigmatismo tão baixos que o uso de óculos não se faz de fato necessário, porém, como cada caso é um caso, só um especialista poderá tomar essa decisão.

Os óculos viciam? – TENHO ASTIGMATISMO. PRECISO MESMO USAR ÓCULOS?

Há quem diga que depois que começou a usar os óculos ficou pior ou se viciou neles. É bom deixar claro que os óculos não viciam. O que acontece é que o paciente começa a enxergar melhor e se dá conta o quanto é confortável usá-los. A acomodação dos olhos e a sensação de segurança e bem-estar fazem com que o paciente não descarte mais a presença dos óculos. Daí, nasce a crença que óculos viciam.

Sobre dizer que ficou pior após começar a usar óculos, é outra especulação descabida. Diferente daqueles que sentem que estão viciados nos óculos e notaram melhora em seu desempenho visual, aqueles que alegam que ficaram piores após começarem a usar óculos, não se deram conta de quão ruins estavam quando permaneciam sem correção para o problema. Se com os óculos tudo vai bem, na hora de tirá-los é que o problema se manifesta. Se até aquele momento o paciente nunca se deu conta de o quão ruim estava sua visão, é hora de começar a avaliar.

Quais as lentes de contato apropriadas para o astigmatismo

Se seu problema é apenas usar os óculos, saiba que há lentes de contato desenvolvidas especialmente para essa condição. É preciso ficar atento, pois, nem sempre as lentes de contato comercializadas em lojas ou óticas são as próprias para o astigmatismo.  Elas são as chamadas lentes tóricas, que são capazes de ajustar melhor ao formato da córnea específico daqueles que possuem astigmatismo. Hoje, já existem diversas marcas que oferecem opções em lentes gelatinosas. Porém, antes de optar por usar lentes de contato, é preciso consultar seu oftalmologista.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *