REMELA NOS OLHOS EM EXCESSO: COMO TRATAR?

REMELA NOS OLHOS EM EXCESSO: COMO TRATAR? – Depois daquela bela noite de sono, ao abrir os olhos, lá estão aquelas bolotas amarelas ou brancas no cantinho dos olhos. A remela, apesar de desagradável visualmente, é algo normal que o corpo produz, e  precisamos conviver com ela. Entretanto, se você está com remela nos olhos em excesso, precisa ter um pouco mais de atenção.

A seguir, você vai entender melhor o que é a remela e como tratar o excesso.

Como se forma a remela? – REMELA NOS OLHOS EM EXCESSO: COMO TRATAR?

De uma maneira bem simples, a remela é uma espécie de sobra das lágrimas. Os olhos precisam produzir as lágrimas para poder lubrificá-los. Desse modo, a lágrima é formada, basicamente, por três componentes — uma camada de muco, uma camada líquida e uma camada gordurosa.

Na camada do muco ficam retidas as partículas de poeira e outros elementos estranhos aos olhos. Já a camada líquida contém o sal, proteínas e demais elementos fundamentais para a saúde da córnea. Por fim, a camada de gordura, que é a mais externa, tem a função de prevenir a evaporação da lágrima na superfície do olho.

Sendo assim, a produção das lágrimas é um processo constante, e elas são espalhadas pelos olhos ao piscarmos. O excesso desse fluido lacrimal é direcionado para o canto do olho, junto com a sujeira. À noite, no entanto, as glândulas lacrimais reduzem a produção do líquido lacrimal, mas mantêm a produção do muco e da gordura. Daí a formação da remela.

O que significa remela nos olhos em excesso? – REMELA NOS OLHOS EM EXCESSO: COMO TRATAR?

Você viu como é formada a remela e entendeu que é normal encontrá-la sempre pela manhã, ou ao longo do dia.  Entretanto, remela nos olhos em excesso demonstra que tem algo errado acontecendo nos seus olhos. Pode ser uma simples exposição a um ambiente mais empoeirado, que está produzindo mais lágrimas para proteger seus olhos, ou uma infecção conjuntiva como, por exemplo, uma conjuntivite ou blefarite. Nesses últimos casos, é preciso consultar um oftalmologista para tratar esse incômodo e evitar problemas maiores para seus olhos.

Como tratar a remela nos olhos em excesso?

Se você está com remela nos olhos em excesso, observe a cor da remela e a frequência que você está precisando limpar os olhos. Uma secreção mais densa e amarelada pode ser sinal de infecção conjuntiva e o melhor a fazer nesses casos é consultar o oftalmologista para receber o melhor tratamento.

Entretanto, se você está observando que essa produção em excesso pode ser por conta de uma gripe ou alergia, tome alguns cuidados que podem aliviar esse incômodo:

  • Mantenha seus olhos sempre limpos;
  • Utilize uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico, ou chá de camomila frio, para limpar os olhos;
  • Passe a compressa no sentido do canto do olho para fora, para não obstruir o canal lacrimal;
  • Lembre-se de utilizar uma compressa para cada olho, para evitar que, em caso de infecção, contamine o outro olho.

Se a produção de remela nos olhos continuar excessiva, ou com um aspecto diferente, a visita ao oftalmologista é fundamental para trazer conforto e tratar esse incômodo.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *