QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS SINTOMAS DO GLAUCOMA?

QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS SINTOMAS DO GLAUCOMA? – O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Ele é caracterizado por uma dificuldade de drenagem do líquido que preenche a córnea, conhecido como humor vítreo. Como consequência, há um aumento da pressão intraocular, levando a um pressionamento do nervo óptico. Após algum tempo sem o devido tratamento, o nervo pode perder a sua função, levando à cegueira.

No caso crônico, que se desenvolve lentamente, ele é assintomático, a princípio. Os primeiros efeitos só aparecem quando a doença já está desenvolvida e exigindo ainda mais atenção. O agudo, por outro lado, manifesta-se rapidamente e requer ajuda médica rápida para prevenir lesões maiores.

Embora o melhor jeito de reconhecer o problema seja indo ao oftalmologista com frequência, confira quais são os 4 principais sintomas do glaucoma e saiba identificar a condição.

1. As dores nos olhos e na cabeça estão entre os principais sintomas do glaucoma – QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS SINTOMAS DO GLAUCOMA?

No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.

Pacientes crônicos mais avançados também podem ter esse efeito mas, nesse caso, a intensidade é menor, pois trata-se de algo progressivo.

Se a dor for bastante intensa, há indícios de condição aguda, o que leva à necessidade de atenção médica urgente.

2. Os contornos nos objetos também são muito comuns – QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS SINTOMAS DO GLAUCOMA?

Outro entre os principais sintomas do glaucoma é o surgimento de contornos nos objetos. Eles são chamados de “halos” e formam uma espécie de “aura” brilhante que, na realidade, não existe naquele determinado elemento.

Ele é mais comum durante o dia, já que o reflexo da luz nos elementos causa esse efeito. A princípio, entretanto, os contornos podem ser bem pequenos e quase imperceptíveis, como se fossem parte dos objetos.

Conforme há a progressão da condição, aumenta o reflexo ao redor dos objetos, de modo a dificultar, inclusive, atividades rotineiras.

3. A diminuição do campo de visão é mais um sintoma – QUAIS SÃO OS 4 PRINCIPAIS SINTOMAS DO GLAUCOMA?

A perda de visão causada por essa doença se deve aos danos causados pela pressão em cima do nervo óptico. Esse quadro, no caso do de ângulo aberto, leva a uma perda progressiva da visão e, principalmente, do campo visual.

Ou seja, conforme a doença progride, a visão vai se “afunilando”, de modo que é cada vez mais difícil enxergar o que está ao redor de um ponto central. Porém, é um sintoma que aparece quando já há um grande comprometimento da visão. Além disso, a perda de visão experimentada já não é reversível.

4. A sensibilidade excessiva à luz não deve ser desconsiderada

A fotofobia corresponde à sensibilidade à luz, dando uma sensação de estranheza e incômodo nos olhos. Em certos casos, ela é perfeitamente normal e, em outros, é sintoma para muitas condições oculares.

No glaucoma, entretanto, ela aparece de maneira pronunciada. A sensibilidade é considerada excessiva e pode haver, até mesmo, aversão do paciente em relação ao contato com a luz direta ou intensa.

Esse sintoma, por si só, não serve para caracterizar a condição, mas ajuda a dar pistas do que está acontecendo com o organismo.

Ao reconhecer os principais sintomas do glaucoma, é possível atentar aos sinais que essa condição dá. Porém, a maneira mais segura é procurar um oftalmologista e fazer exames regulares para garantir que tudo está como deveria.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *