QUAIS OS FATORES DE RISCO QUE PODEM LEVAR AO GLAUCOMA?
QUAIS OS FATORES DE RISCO QUE PODEM LEVAR AO GLAUCOMA? – O glaucoma é uma doença bastante grave para a saúde ocular. Em geral, há uma compressão do nervo óptico, que pode causar até mesmo a cegueira permanente. Embora não seja possível prever quando uma doença acontecerá, alguns fatores são especialmente importantes e podem indicar a maior chance de ocorrência para esse e outros tipos de problema.
Conhecê-los, inclusive, é muito importante para agir de maneira preventiva, tanto quanto possível. Portanto, veja a seguir quais são os maiores fatores de risco para essa doença e entenda mais sobre o assunto.
Pressão intraocular é o fator mais importante – QUAIS OS FATORES DE RISCO QUE PODEM LEVAR AO GLAUCOMA?
O principal fator para a ocorrência do glaucoma é a pressão intraocular. Não é possível dizer que quem tem uma pressão intraocular mais elevada necessariamente vai desenvolver esse problema, mas o fato é que há mais chances quando esse valor é elevado.
Um valor maior desse fator significa que o nervo óptico é mais comprimido, o que faz com que haja maior possibilidade desse problema acontecer.
Idade é um dos fatores de risco – QUAIS OS FATORES DE RISCO QUE PODEM LEVAR AO GLAUCOMA?
Outro fator de risco é a idade. Quanto mais velha é uma pessoa, maiores são os riscos de que tenha algum tipo de degeneração na região dos olhos. Com isso, pode haver maior dificuldade em escorrer o humor vítreo, o que leva a uma possibilidade maior que essa condição aconteça.
Além disso, a idade também pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas, como o diabetes. Nesse caso, há mais riscos para o funcionamento dos nervos e também para a circulação em geral, aumentando as chances de que surja o problema.
Histórico familiar também afeta o glaucoma
Pacientes que têm histórico familiar de glaucoma são mais propensos ao problema. Mesmo na ausência de outros fatores, a condição genética desempenha um papel muito importante na ocorrência da doença.
O risco é tão maior quanto menor é a distância entre o paciente e o familiar que já sofreu com esse tipo de problema. Porém, novamente, não se trata de uma ciência exata, até porque um dos familiares pode estar na fase assintomática do problema, por exemplo.
Etnia é outro fator de risco
Ainda não é totalmente claro o motivo, mas o fato é de que pessoas negras têm mais chances de desenvolver essa doença quando comparados a pacientes de outras etnias. Considerando que boa parte da população brasileira é negra ou tem algum tipo de descendência, essa é uma questão que precisa ser especialmente considerada.
Ao mesmo tempo, isso não significa que toda pessoa negra terá o problema ou que uma pessoa caucasiana não corre qualquer tipo de risco. Esse é um fator que se torna mais pesado dependendo da combinação com as outras questões.
Fonte: Ministério da Saúde
Você também poderá está procurando por:
- Lentes de Contato Solótica
- Lentes de Johnson & Johnson
- Lentes de Contato Cooper-Vision
- Lentes de Contato Clear-Optical
- Lente de Contato Natural-Vision
- Lentes de Contato Bausch & Lomb
- Lentes de Contato Alcon