QUAIS AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE? 

QUAIS AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE?  – A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um problema que ocorre na mácula, a região central da retina. Com a falta de funcionamento adequado das células, começa a haver uma progressiva perda de visão central.

Esse quadro gera dificuldade em enxergar à noite e visão turva de maneira geral. Inclusive, é a maior causa de cegueira entre pessoas com mais de 60 anos. Embora não tenha cura, possui tratamento para conter seu desenvolvimento e dar mais qualidade de vida.

Antes disso, entretanto, é fundamental reconhecer quais são as possíveis causas da degeneração macular relacionada à idade. Por isso, veja a seguir os 5 principais motivos.

1. A progressão da idade é um dos fatores mais consideráveis – QUAIS AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE?

Como o próprio nome indica, uma das causas da degeneração macular relacionada à idade é o processo de envelhecimento. Com o passar do tempo, as células vão perdendo eficiência e função e a mácula também perde desempenho.

Em algumas pessoas, isso acontece muito lentamente, mas, em outras, o processo é acelerado.

Independentemente disso, é uma doença especialmente prevalente a partir dos 60 anos e é, de certo modo, natural, devido ao funcionamento do organismo.

2. A genética desempenha um papel importante – QUAIS AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE?

Não podemos desconsiderar que a genética também se relaciona com esse quadro. Embora não seja possível afirmar que é uma condição hereditária, ter histórico familiar desse problema é um fator de risco.

Além disso, pessoas com a pele muito clara estão mais propensas a sofrer com o problema — e essa é uma característica estritamente genética.

Nesse caso, o importante é prestar atenção aos casos na família, já que se houver outras pessoas com o mesmo problema é necessário redobrar os cuidados.

3. Os hábitos de vida também estão entre as causas da degeneração macular relacionada à idade

A forma como o paciente leva a vida também pode determinar se a DMRI acontecerá ou não. Em primeiro lugar, uma alimentação pouco nutritiva faz com que o corpo não tenha antioxidantes em quantidade suficiente para lidar com os radicais livres. Isso acelera o processo de degeneração celular, levando à condição.

Já o tabagismo prejudica a circulação, de modo que as células recebem menos nutrientes. Eventualmente, isso pode prejudicar e cessar o funcionamento adequado desses elementos da mácula.

4. As doenças crônicas interferem no processo de surgimento da doença

Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, são outras possíveis causas da degeneração macular relacionada à idade. No caso do diabetes, o problema de circulação tem a ver com o espessamento e enrijecimento das paredes dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação.

A hipertensão, por sua vez, também tem a ver com essa mudança física e de desempenho, impedindo que as células recebam aquilo de que precisam. Sem os nutrientes, a mácula se degenera.

5. A intensa exposição à radiação solar contribui para a degeneração celular

O que pouca gente sabe é que a exposição intensa e desprotegida aos raios solares também é capaz de provocar esse problema. Os raios ultravioletas atingem as células e podem destruí-las ou fazê-las mudar de função.

Isso acontece tanto pela falta de óculos escuros como pelo uso de lentes que não tenham o devido fator de proteção. Mesmo nos dias nublados, é fundamental proteger a saúde dos olhos ao usar esse acessório indispensável.

Embora não estejam totalmente esclarecidas, as causas da degeneração macular relacionada à idade vão muito além do envelhecimento. Fatores genéticos, de saúde e hábitos de vida devem ser levados em consideração para manter a saúde dos olhos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *