PROBLEMAS PARA ENXERGAR DE PERTO? ENTENDA O QUE PODE SER.

PROBLEMAS PARA ENXERGAR DE PERTO? ENTENDA O QUE PODE SER – Problemas para enxergar as letras do jornal, de uma página de revista, da bula de um remédio ou de um livro fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Tanto crianças quanto adultos podem sofrer com os problemas de visão mais comuns e a dificuldade para enxergar de perto. O primeiro passo para entender o que pode ser é consultar um oftalmologista para que um diagnóstico preciso seja realizado.

Geralmente, um exame de rotina comum, que usa uma tabela de leitura para que o paciente teste sua capacidade de enxergar de perto, é suficiente para identificar o problema. Utilizar óculos com lentes sem receita pode prejudicar a visão, e não é recomendável em hipótese nenhuma. Por isso, consulte um especialista se estiver com dificuldades para enxergar de perto. Veja, abaixo, algumas características que podem indicar qual é o seu problema.

Avanço da idade é um fator que leva ao problema – PROBLEMAS PARA ENXERGAR DE PERTO? ENTENDA O QUE PODE SER.

Você sabia que o termo vista cansada é, na verdade, o nome comum da presbiopia? A vista cansada surge depois dos 40 anos. As pessoas começam a sentir dificuldade em enxergar de perto e precisam afastar o jornal ou uma revista, por exemplo, para conseguir ler direito. Esse é o principal sintoma de que você pode estar com esse problema.

O problema de visão ocorre por conta de um desgaste no sistema de acomodação do olho ao longo dos anos. Os músculos ciliares, que movem o cristalino, não funcionam tão bem quanto antes e isso interfere na visão. Consequentemente, o cristalino perde sua elasticidade e surge a dificuldade em enxergar de perto. Como a principal causa desse problema é o envelhecimento, todo mundo terá presbiopia em algum momento.

Não conseguir enxergar de perto antes dos 40 anos – PROBLEMAS PARA ENXERGAR DE PERTO? ENTENDA O QUE PODE SER.

Para pessoas que têm dificuldades de enxergar de perto antes dos 40 anos, o diagnóstico mais comum é a hipermetropia. O problema surge porque o olho é um pouco menor que o normal e isso faz com que as imagens sejam formadas após a retina. Alterações no formato na córnea ou no cristalino também são causas que levam a esse problema de visão. Os sintomas mais comuns são desconforto para focalizar imagens próximas, cansaço e dores de cabeça frequentes.

É importante consultar um oftalmologista para que ele verifique se não há nenhuma outra doença. Por exemplo, a hipermetropia também pode estar associada ao estrabismo acomodativo na infância e esses sintomas surgem em crianças a partir de dois anos.

Uso de óculos é o tratamento mais indicado

A presbiopia não tem cura, mas pode ser tratada e mantida sob controle com o uso de óculos de grau e lentes de contato. As lentes fazem com que a falta de elasticidade do cristalino seja compensada e evita que os sintomas atrapalhem atividades do cotidiano. Já na hipermetropia, o uso de lentes convergentes ou convexas são indicadas para direcionar a luz para retina, o local correto que as imagens devem se formar. Outro procedimento para corrigir o problema de enxergar de perto é a cirurgia refrativa.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *