POSSO USAR LENTES DE CONTATO COM CONJUNTIVITE? ENTENDA AQUI!

POSSO USAR LENTES DE CONTATO COM CONJUNTIVITE? ENTENDA AQUI! – Coceira, dificuldade de abrir os olhos, secreção e inchaço  esses são alguns dos sintomas da conjuntivite. Essa inflamação aparece do nada e, em algumas horas, toma conta dos seus olhos, obrigando-o a dar uma pausa nas suas atividades diárias. Essa doença ainda é pouco compreendida e muita gente tem dúvidas se pode usar lente com conjuntivite.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa inflamação e tirar suas dúvidas sobre o que fazer com as lentes de contato, caso a doença apareça. Boa leitura!

O QUE É CONJUNTIVITE? – POSSO USAR LENTES DE CONTATO COM CONJUNTIVITE ENTENDA AQUI

A conjuntivite é a inflamação/infecção na conjuntiva, membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. Essa doença é típica dos dias secos e pode ser causada por bactérias, fungos, vírus, ou ser de origem alérgica.

Com exceção da última, as outras são altamente contagiosas. Geralmente, a condição se inicia em um dos olhos e compromete o outro em seguida. A contaminação ocorre por contato com o doente ou pelo compartilhamento de objetos — é de extrema importância procurar um médico para ter o diagnóstico correto e evitar que outros peguem a doença.

Os sintomas da conjuntivite são: – POSSO USAR LENTES DE CONTATO COM CONJUNTIVITE ENTENDA AQUI

  • coceira;
  • olhos vermelhos;
  • secreção e lacrimejamento;
  • visão embaçada;
  • inchaço e dor na pálpebra;
  • sensação de areia nos olhos;
  • intolerância à luz.

A falta de informação e a automedicação dificultam o tratamento da conjuntivite. Grande parte da população, ao notar os olhos vermelhos, faz uso de colírios sem a orientação médica. A doença, no entanto, pode ser de origem bacteriana, sendo necessário o uso de antibióticos e não apenas do colírio.

Quem faz uso de lentes de contato deve ficar atento e, em caso de irritação ocular, procurar um oftalmologista para o tratamento adequado.

DÁ PARA USAR LENTES COM CONJUNTIVITE?

Não. Quem usa lentes de contato deve retirá-las assim que notar qualquer sintoma da doença. Além de os seus olhos ficarem muito irritados, existe o risco de infectar as lentes, e o uso deve ser suspenso até a liberação do seu médico.

QUAIS OS CUIDADOS COM AS LENTES APÓS O APARECIMENTO DOS SINTOMAS?

Se você fizer uso de lentes gelatinosas, descartáveis ou anuais, deverá jogá-las fora, caso sua conjuntivite tenha sido de origem bacteriana ou viral, porque ambas são muito contagiosas. Para evitar uma reinfecção, é necessário descartar tanto as lentes quanto o estojo em que elas foram armazenadas.

No entanto, se você usa lentes rígidas, elas podem ser reaproveitadas; devem, porém, passar por um processo de assepsia durante alguns dias para destruir qualquer patógeno. É essencial ter esses cuidados com as lentes para evitar que a doença retorne e, mais importante, seguir as orientações do seu oftalmologista e só voltar a utilizá-las quando ele autorizar..

Fique atento a qualquer sintoma que apareça e lembre-se de nunca usar lente com conjuntivite — essa prática pode piorar sua infecção e contaminá-la. Se você usa lentes de contato, deve redobrar sua atenção e sempre ir ao médico para tirar qualquer dúvida.

A saúde dos seus olhos é muito importante. Além da conjuntivite, é preciso ficar atento às alergias que surgem durante a primavera.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *