ÓCULOS DE SOL FALSOS: QUAIS OS RISCOS?

ÓCULOS DE SOL FALSOS: QUAIS OS RISCOS? – Para aqueles que pensam que os óculos servem só para beleza e não se importam com a procedência, é melhor tomar cuidado

É muito comum em praias, centros das cidades e até no trânsito do dia a dia, ver vendedores ambulantes ou até mesmo lojas vendendo óculos falsificados.

O preço é atrativo, o modelo é bem parecido com a marca original e tudo parece perfeito.

Mas será que vale a pena pagar super pouco? E a qualidade? Ao que você está submetendo seus olhos, afinal?

De acordo com Associação Brasileira de Indústria Óptica, quase 30% dos óculos produzidos no país durante o ano são piratas ou ilegais. A grande maioria não tem as proteções necessárias para proteger os olhos dos raios UV.

Os riscos – ÓCULOS DE SOL FALSOS: QUAIS OS RISCOS?

Oftalmologistas alertam que esta exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular – doença que prejudica a visão central.

A grande questão é que, quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata, abrindo caminho para mais radiação, a fim de absorver mais luz.

Por isto, é necessário que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando ofuscados por luz forte.

Agora, imagine com óculos de sol falso. Sua pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, com a desvantagem de que a proteção UV deixa de existir, ou seja, é até pior do que estar sem óculos no sol.

Além disso, os óculos de sol piratas ou falsificados causam fortes dores de cabeça, desconforto e cansaço na visão.

Então, caso você tenha um modelo desses em casa, é melhor pensar muito bem antes de usá-los novamente.

Fique atento a estes sintomas e, caso sinta qualquer sensação estranha nos olhos, procure imediatamente um oftalmologista, ele é o melhor profissional para te orientar sobre a saúde dos seus olhos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *