O QUE É PRESBIOPIA?

O QUE É PRESBIOPIA? – Você sente que a sua visão está cansada, como se não tivesse forças suficientes para focalizar os objetos? Pois saiba que entender o que é presbiopia pode te ajudar a identificar qual é o quadro que você está encarando.

Como essa condição é muito normal, nem sempre ela recebe a atenção devida, mas é fundamental cuidar da saúde dos olhos para evitar incômodos.

Por isso, entenda tudo o que é necessário saber sobre isso e entenda como lidar com esse quadro!

O que é presbiopia? – O QUE É PRESBIOPIA?

A presbiopia, também conhecida como visão cansada, é um distúrbio ocular que não é grave e que se relaciona, principalmente, à idade.

Em geral, pessoas entre 40 e 45 anos sofrem com o problema, porém os hábitos de vida também podem fazer com que o quadro surja mais cedo.

Essa condição não causa perda de visão e nem apresenta grandes riscos para a saúde, mas exige atenção por uma questão de qualidade de vida.

Por que esse distúrbio acontece? – O QUE É PRESBIOPIA?

Tão importante quanto entender o que é presbiopia é compreender por que ela ocorre. A resposta para essa questão está na flexibilidade do cristalino, que precisa se acomodar para focar a visão.

Quando os músculos responsáveis por esse movimento ficam fracos, há uma dificuldade em focar objetos, especialmente os que estão próximos.

É uma condição muito associada à idade porque, a partir dos 40 ou 45 anos, é comum que a flexibilidade dessa estrutura fique menor, levando a essa consequência.

Porém, ficar olhando fixamente para um mesmo ponto, especialmente para telas brilhantes, também pode levar a esse quadro. Quem fica muito tempo em frente ao computador, por exemplo, tem chances de encarar essa condição de forma antecipada.

Quais são os principais sintomas?

Apesar de não ser uma condição grave ou potencialmente incapacitante — como acontece com o glaucoma —, a presbiopia apresenta alguns sintomas. O principal deles é a dificuldade em focalizar objetos que estão próximos do rosto, como um livro ou uma embalagem.

Como, normalmente, é necessário fazer um esforço para conseguir enxergar nas diversas situações do cotidiano, a presbiopia pode levar ao surgimento de dores de cabeça persistentes.

Outros sintomas, embora sejam menos comuns, incluem os olhos vermelhos, ressecados ou lacrimejando e a fotofobia.

Como lidar com essa condição?

Não basta apenas saber o que é presbiopia ou quais são os seus sintomas. Para lidar com ela, é indispensável contar com o apoio de um oftalmologista.

Esse especialista poderá fazer exames e diagnosticar a condição. A partir daí, recomendará as chamadas lentes de descanso ou, se for o caso, a cirurgia corretiva. Graças ao acompanhamento, é possível ter mais qualidade de vida.

Também é recomendado fazer exercícios para os olhos, como ao focar por alguns minutos em objetos próximos e distantes, alternando a focalização. Evite, ainda, ficar longos períodos olhando para o mesmo lugar e regule a iluminação para maior conforto ocular.

Além de saber o que é presbiopia, é fundamental que você conheça seus sintomas e como administrar o quadro. Caso apresente alguns dos indícios, não hesite em buscar as orientações de um oftalmologista de confiança.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *