O QUE É O CROSSLINKING? 

O QUE É O CROSSLINKING?  – O ceratocone é uma doença desenvolvida na córnea, durante a adolescência, que pode causar, ao longo da vida, problemas como astigmatismo e embaçamento progressivo da visão. O tratamento clínico do ceratocone é realizado com o uso de lentes de contato ou óculos, que não conseguem inibir a progressão do formato de cone que prejudica a córnea.

Um dos tratamentos recomendados para controlar essa doença é chamado de crosslinking mas, você sabe se ele é o mais indicado para o seu quadro clínico? Confira no post de hoje quais são as indicações para a realização de crosslinking:

O crosslinking é um tratamento menos agressivo que o transplante de córnea, utilizado para tratar o ceratocone. Nesse procedimento é realizado um aumento da rigidez e da resistência da córnea, permitindo que ela não se altere com o passar dos anos, afetando menos a qualidade de visão do paciente.

O crosslinking é feito através da aplicação de vitamina B12 e luz ultravioleta na córnea, estimulando a formação de novas ligações entre as moléculas que formam essa estrutura, tornando-a mais rígida e inibindo o avanço da doença. O procedimento dura entre uma e duas horas e é realizado com anestesia local e em sala cirúrgica.

Após a realização do crosslinking, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia, com uma lente terapêutica, que será usada por uma semana, para ajudar na recuperação. O uso de colírios e as consultas regulares ajudam a garantir o sucesso da terapia.

Quem pode usar essa técnica? – O QUE É O CROSSLINKING?

Alguns fatores devem ser observados em pacientes que são possíveis candidatos a um procedimento de crosslinking:

  • Ter córnea transparente ou não gravemente lesionada.
  • Espessura de, pelo menos, 400 micra na córnea.
  • Idade superior a 14 anos (essa indicação pode variar de acordo com a análise do médico responsável).

A recomendação da aplicação da técnica de crosslinking em córneas espessas dece-se à capacidade da estrutura em absorver os efeitos dos raios ultravioleta aplicados na região, e a ausência da lesão na córnea é uma maneira de garantir resultados ainda mais satisfatórios com a técnica.

Quais são os sintomas pós cirúrgicos que podem ser encontrados? – O QUE É O CROSSLINKING?

Como em qualquer outra cirurgia, alguns sintomas pós-operatórios podem ser observados na técnica de crosslinking. O olho do paciente pode ficar vermelho e desconfortável nos primeiros dias, dolorido e lacrimejando com frequência. Por esse motivo, o oftalmologista prescreve anti-inflamatórios e analgésicos, em comprimidos e em colírio, para reduzir esses sintomas.

Alguns indivíduos podem precisar utilizar óculos ou lentes de contato para ajudar a corrigir a visão, mas somente por alguns meses após a aplicação da técnica. Recomenda-se também utilizar óculos escuros durante os seis primeiros meses, quando houver a necessidade de se expor à luz solar, para não prejudicar a cicatrização da córnea.

Quais são os cuidados pós cirúrgicos para essa técnica?

Os cuidados pós-operatórios para o crosslinking são muito semelhantes aos realizados em outros procedimentos de cirurgias oftalmológicas, como não coçar o olho e aplicar sempre o colírio; porém, o paciente poderá tomar banho normalmente, ler, escrever e ver TV.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *