O QUE É CERATOCONE? 3 FORMAS DE IDENTIFICAR

O QUE É CERATOCONE? 3 FORMAS DE IDENTIFICAR – O ceratocone é uma doença ocular que exige muita atenção e cuidado. Sem cura, ela precisa ser manejada corretamente desde o início, para evitar prejuízos praticamente irreversíveis à visão do paciente.

Por isso, é fundamental saber o que é ceratocone e, mais do que isso, reconhecer quais são as formas de identificação. Com essa atitude, há maior proteção da saúde ocular, além de melhor qualidade de vida.

Pensando nisso, veja a seguir quais são as 3 principais maneiras de fazer a identificação desse quadro.

Afinal, o que é ceratocone? – O QUE É CERATOCONE? 3 FORMAS DE IDENTIFICAR

O ceratocone é uma doença degenerativa da córnea, que faz com que ela assuma um formato de cone. Isso causa um astigmatismo irregular, levando a graves dificuldades de visão.

Embora não tenha cura, é possível tratar o problema com o uso de lentes corretivas, ou ainda com um dispositivo conhecido como anel de Ferrara, que impede a mudança de formato.

Em casos graves, há a perda total da visão, restando apenas o transplante de córnea como solução.

Os motivos não são plenamente conhecidos, mas acredita-se que seja uma condição hereditária e mais frequente em pacientes alérgicos.

Quais são as 3 principais formas de identificar? – O QUE É CERATOCONE? 3 FORMAS DE IDENTIFICAR

Tão importante quanto descobrir o que é ceratocone, é diagnosticá-lo o quanto antes. Isso permite uma atuação muito mais precisa para frear o desenvolvimento do quadro, levando a uma melhor qualidade de vida.

Para tanto, as formas de identificar a situação são:

1. Coceira excessiva nos olhos

A coceira nos olhos pode ocorrer por uma série de motivos, estando, entre eles, a alergia. Esse não é um sintoma do ceratocone, mas, sim, uma de suas causas.

Esfregar os olhos vigorosamente ajuda a modificar o formato da córnea, levando ao desenvolvimento e aceleração do quadro.

Com isso, uma coceira intensa, associada a outros pontos, pode indicar que o paciente possui ou, ao menos está propenso, a essa condição.

2. Dificuldade contínua e crescente para enxergar

Com o astigmatismo irregular, é cada vez mais difícil enxergar de perto ou de longe. Conforme progride, o problema leva a um aumento progressivo do grau, gerando dificuldades em vários aspectos da vida.

Se o paciente é identificado com esse tipo de astigmatismo e está sempre tendo que trocar a prescrição das lentes corretivas, trata-se de uma forte maneira de identificar que, possivelmente, a condição está envolvida.

3. Mapeamento irregular da córnea

Porém, o único jeito realmente eficaz de fazer um diagnóstico é por meio de exames. Aqueles comuns realizados no consultório geralmente só apontam a irregularidade do astigmatismo. Com isso, é necessário recorrer a opções complementares e que oferecem total segurança de diagnóstico.

Graças a uma topografia corneana é possível mapear toda a superfície, de modo a identificar se o formato está se tornando cônico. Por meio desse mapeamento da córnea e análise dos graus de distorção, o médico pode determinar a existência do quadro.

Reconhecendo o que é ceratocone e as formas de identificá-lo, é possível proteger a visão de maneira intensa e efetiva.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *