O PERIGO DO OUTONO PARA A SAÚDE DOS OLHOS

O PERIGO DO OUTONO PARA A SAÚDE DOS OLHOS – O outono finalmente começou. A estação é marcada por tempo seco e uma intensa variação climática que, combinados com a poluição, são um veneno para a saúde dos olhos. Quanto às lentes de contato, elas ressecam mais nessa época do ano, devido à perda da proteção natural dos olhos, que são as lágrimas. O efeito é evidente, visto o aumento de casos de olhos vermelhos, irritados, lacrimejamento excessivo e até conjuntivite.

A poluição é até visível a olho nu. Moradores de andares altos de edifícios na cidade de São Paulo podem até ver a camada cinza cobrindo o céu, especialmente no final da tarde.

A poluição afeta, principalmente, usuários de lentes de contato e óculos, que precisam tomar alguns cuidados: o tratamento inadequado é perigosíssimo, pois pode gerar complicações graves, como úlcera na córnea e deformação na sua parte central com o hábito de coçar os olhos.

Temos algumas dicas sagazes para você não ter problemas durante o período de tempo mais seco:

COMO SE PROTEGER – O PERIGO DO OUTONO PARA A SAÚDE DOS OLHOS

  1. Uma dica básica de saúde é beber ao menos 2 litros de água por dia. Isso faz bem para todo o corpo, além de beneficiar especialmente os olhos para evitar a secura.
  2. É difícil, mas evite o contato direto das mãos nos olhos. Ter as mãos sempre limpas já ajuda, mas a parte debaixo das unhas acumula muita sujeira, e bactérias que são uma ameaça à sua saúde visual.
  3. Use colírio e gotas umidificantes recomendadas pelo seu oftalmologista. Esse profissional é a pessoa mais indicada para resolver seus problemas relacionados à saúde dos olhos.
  4. Consumir alimentos ricos em vitaminas A e E (como frutas e verduras) e em ácidos graxos. Ômega 3 é extremamente benéfico ao nosso organismo e a diferença é perceptível para quem usa lentes de contato. Esses três nutrientes são essenciais para manter a visão saudável e prevenir doenças como glaucoma, degeneração macular e olho seco.
  5. Em casos de alergias, o melhor é evitar plantas, flores e animais que soltam pelos dentro de casa. Os cômodos precisam sempre estar limpos, arejados e livres de pó.
  6. Para proteger-se da conjuntivite, mantenha as mãos sempre limpas e evite lugares fechados e aglomerações. Nunca compartilhe maquiagem, fronha, toalha e colírio, pois a inflamação pode ser transmitida facilmente.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *