MITO OU VERDADE: AR CONDICIONADO PREJUDICA OS OLHOS?

MITO OU VERDADE: AR CONDICIONADO PREJUDICA OS OLHOS? – Alguns itens fazem parte do cotidiano das pessoas de maneira tão natural que elas sequer percebem que, na verdade, eles podem apresentar riscos para a saúde. O ar condicionado é um desses aparelhos e pode ter impacto direto na qualidade da sua visão. Devido a isso, surge a dúvida sobre se o ar condicionado prejudica os olhos ou não. Para conhecer a resposta, confira o artigo a seguir com tudo o que você precisa saber.

MITO OU VERDADE: AR CONDICIONADO PREJUDICA OS OLHOS?Por que se preocupar com o uso do ar condicionado?

É importante que exista uma preocupação acerca de seu uso e impactos na visão, já que esse aparelho está presente em muitos locais. Shoppings, veículos e ambiente de trabalho contam com um ar condicionado para os dias de mais calor.

Além da natural preocupação com a transmissão de doenças infecciosas pelo seu uso, ainda há a possibilidade aventada de que o ar condicionado prejudica os olhos.

Isso acontece principalmente porque o ar frio é menos úmido do que o ar quente ou temperatura normal. Como resultado, o olho acaba perdendo umidade em contato com um ar tão frio.

Quais os impactos do uso do ar condicionado para a visão?

Com o olho mais ressecado, passa a haver maior dificuldade para a produção lacrimal. Com isso, o olho fica mais ressecado e gera diferentes sintomas, como incômodo, visão embaçada, coceira, ardência e sensação de corpo estranho.

Além disso, assim como acontece com a transmissão de gripes e resfriados, a visão pode ser prejudicada pela transmissão de corpos infecciosos. Se você estiver em um local com ar-condicionado e confinado com alguém com conjuntivite, por exemplo, você corre o risco de também ser contaminado pela doença.

Não menos importante é o fato de que muitos aparelhos não possuem a manutenção e limpeza adequadas. Assim, além do ressecamento seus olhos ainda podem sofrer com o contato com corpos estranhos, como poeiras e outras partículas que se acumulam nesses aparelhos.

O ar condicionado prejudica os olhos? Mito ou verdade?

Devido à atuação que possui na visão, é possível afirmar que o ar condicionado prejudica os olhos e a visão em geral. Ele, inclusive, é um dos grandes responsáveis por levar os pacientes a desenvolver a Síndrome do Olho Seco.

O aumento da exposição a fatores contaminantes e corpos estranhos também prejudica a visão como um todo, podendo causar desconforto e até lesões nos olhos, principalmente se o paciente coçá-los inadvertidamente.

Apesar disso, é importante observar que esses prejuízos são observados de maneira mais intensa quanto mais contínuo for o uso do ar condicionado. Isso significa que se você fica apenas alguns minutos no ar condicionado não vai sofrer tão intensamente quanto quem fica horas dentro de um ambiente refrigerado.

De qualquer forma, o ideal é investir na lubrificação dos olhos, seja piscando mais ou com o uso de gota artificial. Assegurar-se da limpeza adequada do aparelho e da higiene ocular, também ajuda a garantir uma visão saudável e protegida.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *