MIOPIA E MIOPIA DEGENERATIVA – QUAIS AS DIFERENÇAS

MIOPIA E MIOPIA DEGENERATIVA – QUAIS AS DIFERENÇAS – Esse texto é direcionado pra você que tem miopia, que tem um filho que tem miopia e quer saber as consequências que a miopia pode trazer para o olho.

É sabido que a miopia faz com que a pessoa enxergue mal para longe, preservando a visão de perto. Por isso, crianças pequenas não têm queixas de baixa visual, pois a maior parte do tempo passam usando a visão de perto. Para adultos e crianças verbais, o embaçamento visual de longe gera queixas e a busca por uma consulta com oftalmologista.

miopia pode ser dividida em diversas classificações, mas eu gosto de usar uma que é bem simples e leva em consideração o grau da miopia. Nessa classificação, consideramos como baixa uma miopia entre 0,25 e 2 graus. A miopia moderada é entre 2 e 6 graus, e a alta miopia acima de 6 graus. Dentro da alta miopia, existe uma subclassificação que é a miopia degenerativa.

Essa classificação é importante pois quanto maior o grau da miopia, maior a chance de a pessoa ter algum problema relacionado à aquela miopia, pois podem existir outras alterações constitucionais no olho do paciente.

miopia degenerativa é uma condição em que mesmo o médico colocando o grau completo nos óculos ou lentes de contato o paciente ainda assim não atinge os 100% de visão. Mas porque isso ocorre? Ocorre devido a um alongamento excessivo da retina causado pela miopia, o que gera um dano às células fotorreceptoras e perda da sua capacidade funcional. Além disso, podem ocorrer outras doenças associadas.

As principais alterações que considero mais importantes e frequentes são o descolamento de retina e glaucoma. Essas são doenças que são potencialmente graves e devem ser acompanhadas periodicamente nos exames de rotina.

Mas como prevenir as complicações da miopia nos olhos?

Nos exames de rotina, nós médicos temos condição de buscar sinais iniciais dessas e de outras doenças, e caso existam podemos tratar. Com isso, prevenimos a perda visual e preservamos a visão do paciente.

Para prevenir o crescimento do grau da miopia, existem medidas comportamentais que o paciente e seus pais podem tomar, além de medicamentos que são usados para reduzir a velocidade de crescimento da miopia.

 

Confira as lentes que trabalhamos:

 

Fonte: Viver Oftalmologia

 

Postagens