LENTES DE CONTATO NA ÁGUA: COMO USAR?

LENTES DE CONTATO NA ÁGUA: COMO USAR?

Praia, piscina, banho ou até mesmo na limpeza, as perguntas são inúmeras. Afinal, as lentes são tão práticas. Por que não usar a água para limpá-las?

Além disso, nada melhor que lentes de contato para aproveitar um belo dia de sol com muita água para se refrescar, não é mesmo?

Bom, tudo isso é maravilhoso, mas é necessário ficar bem atento!

Vamos, então, às dúvidas:

Posso guardar minhas lentes de contato em água da torneira, soro fisiológico ou água mineral? – LENTES DE CONTATO NA ÁGUA: COMO USAR?

A resposta é NÃO!

Água da torneira pode conter bactérias, que são diretamente responsáveis por infecções oculares. Além disso, os sais contidos na água podem alterar a forma das lentes de contato gelatinosas.

No caso do soro fisiológico, é preciso lembrar que o líquido não tem as propriedades necessárias para a conservação das lentes. Ou seja, não irá protegê-las, e pode, ainda, causar mal aos seus olhos.

Quanto à água mineral, ela pode desidratar as lentes gelatinosas, o que também causa problemas na troca de gases com a córnea, ou até mesmo aquele incômodo que você sente quando suas lentes estão velhas.

Apenas as soluções de limpeza têm a função e o poder de manter suas lentes sempre limpas e próprias para uso. Elas conservam a higiene das lentes para que não causem mal aos seus olhos.

Posso tomar banho de piscina ou de mar com as lentes de contato? – LENTES DE CONTATO NA ÁGUA: COMO USAR?

Pode sim, mas com alguns cuidados especiais.Como esses ambientes são muito úmidos, a presença de bactérias é mais constante. Não é indicado nem mesmo guardar suas lentes – mesmo que no estojo – dentro do banheiro. Um lugar bem sequinho é sempre o mais correto.

Se você pratica algum esporte aquático – como natação e hidroginástica – ou curte aproveitar o verão em praias e piscinas, opte pelo uso das lentes de descarte diário.

As bactérias encontradas nes´ses locais mais úmidos podem se alojar nas lentes e ser prejudiciais aos seus olhos. Então, com as lentes de descarte diário, você evita esta contaminação.

E, caso você vá mergulhar com as lentes, não esqueça dos óculos de mergulho, assim você pode abrir os olhos tranquilamente enquanto se diverte, enxergando tudo!

Ao fim de toda a diversão, para limpar suas lentes, use sempre as soluções de limpeza e conservação da qual já falamos.

Viu só como esta relação nem é tão complicada assim?

Agora, não há mais desculpas para não cuidar das suas lentes, ou até mesmo não se divertir de um jeito bem refrescante!

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *