LENTE MULTIFOCAL. DE PERTO OU DE LONGE VOCÊ SEMPRE COM FOCO.

LENTE MULTIFOCAL. DE PERTO OU DE LONGE VOCÊ SEMPRE COM FOCO. – O conceito de lente multifocal tem muito mais a ver com nossa realidade do que imaginamos. Quantas vezes não ouvimos as pessoas dizerem: “se você quer ser um bom profissional, precisa de foco”, se você quer ser um aluno preparado, precisa de foco”, “se você conhecer o mundo, precisa de foco”, se você quer ter uma família, precisa de foco.” E por aí vai. Mas o que fazer quando temos vários focos? Nem sempre temos como eliminar um deles, e nesse caso, o ideal é aprender a conviver com equilíbrio e estabelecer prioridades.

Levando isso para o universo da visão, é a mesma coisa. A partir dos quarenta anos necessitamos de ajuda para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo. Para isso existem as lentes multifocais, ou progressivas, como também são chamadas.

Elas possuem “muitos focos”. São usadas para correção da presbiopia para corrigir a presbiopia (dificuldade para focar perto). As lentes multifocais são especiais, e permitem ao usuário enxergar nas mais variadas distâncias através do mesmo par de lentes, dispensando o uso de dois óculos, os famosos óculos “de perto” e os “óculos de longe”.

MULTIFOCAL – LENTE MULTIFOCAL. DE PERTO OU DE LONGE VOCÊ SEMPRE COM FOCO.

É muito útil para quem precisa. Por meio de dois ou três campos de visão, a pessoa pode enxergar objetos que estão perto, distâncias intermediárias e longe. Além disso, esses óculos são feitos de forma que não prejudiquem as atividades normais de seus usuários, pois o local apropriado para ver de perto fica na parte inferior, que é onde fica o foco do olho quando se faz a leitura de um texto, por exemplo.

Assim como a área para distâncias medianas fica no meio da lente e para objetos mais distantes, como placas de sinalização e semáforos, na parte superior. Com isso, são respeitados os movimentos naturais dos olhos, sem que nada na visão seja prejudicado. Entretanto, nos primeiros dias de uso de óculos multifocais é normal que a pessoa sinta um certo desconforto ou não se adapte bem às progressões dos graus. Todavia, com o passar do tempo, ela notará que essas dificuldades em acertar o local em que a visão será mais adequada desaparecerão. Assim, depois de alguns dias ou poucas semanas, o cérebro já estará acostumado com a nova maneira de focar os objetos.

Além disso, os sobressaltos oculares, como passar rapidamente o foco de cima para baixo, ou de baixo para cima, deixarão de ocorrer e haverá uma suavização nos movimentos da visão.

ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ TIRAR DE LETRA A ADAPTAÇÃO DA LENTE MULTIFOCAL – LENTE MULTIFOCAL. DE PERTO OU DE LONGE VOCÊ SEMPRE COM FOCO.

  1. Tem que tentar, insistir, tentar mais e insistir de novo. Se desistir na primeira tentativa, nunca vai usar o multifocal. Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa adaptar-se para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa e de lente para lente.
  2. No começo, algumas atividades serão mais difíceis, por exemplo, descer escadas, manobrar o carro na garagem etc. Tente evitá-las nos primeiros dias.
  3. Importante lembrar que os olhos devem movimentar-se, não a cabeça e manter o óculos bem posicionados no rosto.
  4. O tamanho da armação, mais precisamente sua altura, é importante. Se você optar por uma armação pequena (14mm.) tenha certeza que a lente será adequada. Caso contrário, a adaptação poderá ser prejudicada.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *