Geralmente, uma visita ao oftalmologista inclui um exame oftalmológico, um acessório e uma prescrição. Quando você pretende usar sua receita médica para fazer compras em outros lugares, há algumas perguntas e preocupações que você deve abordar com antecedência. Alguns médicos prescrevem apenas lente de contato com grau, de marca própria que não estão disponíveis em nenhum outro lugar, exceto nelas.

As prescrições são específicas da marca e não podem ser substituídas. As marcas nacionais estão disponíveis para compra em qualquer lugar; portanto, solicitar isso com antecedência facilitará o preenchimento de sua receita mais tarde.

As prescrições de lentes de contato e óculos são iguais?

Prescrição de lentes de contato e as prescrições de óculos  não são as mesmas. Elas são significativamente diferentes porque as lentes dos óculos estão posicionadas a aproximadamente 12 milímetros dos seus olhos, enquanto as lentes de contato ficam diretamente na superfície dos seus olhos.

Se você deseja usar lentes de contato e óculos, precisará de duas prescrições separadas.

Lente de contato com grau

Confira as lentes de contato com grau, que trabalhamos:

Qual é a diferença entre uma prescrição de lente de contato e uma de óculos?

Como uma prescrição de óculos, uma prescrição de lente de contato inclui a potência da lente necessária para corrigir seu erro de refração – seja miopia (miopia), hipermetropia (miopia) e / ou astigmatismo .

Mas, dependendo do grau do seu erro de refração e do tipo de contato prescrito, os poderes especificados na prescrição das lentes de contato podem ser significativamente diferentes dos da prescrição dos óculos para fornecer a melhor visão possível.

Além disso, a prescrição de lentes de contato contém especificações adicionais que não estão incluídas na prescrição de óculos e podem ser determinadas somente após um exame e ajuste abrangentes das lentes de contato. Eles incluem:

  • Curva de base.  Essa medida (abreviada BC) é a curvatura da superfície traseira da lente de contato. A curva base adequada é determinada pelo formato da córnea e produz um encaixe que não é muito solto ou muito apertado.
  • Diâmetro. O diâmetro da lente (DIA) especifica o tamanho geral da lente e, junto com a curva base, determina como a lente se encaixa. Na maioria dos casos, o diâmetro das lentes de contato gelatinosas varia de 13,5 a 14,5 mm e o diâmetro dos contatos permeáveis ​​a gás rígido (GP) varia de 8,5 a 9,5 mm.
  • Marca ou material da lente. A marca e o material da lente também devem ser especificados em uma prescrição de lente de contato, porque cada material da lente tem um grau específico de permeabilidade ao oxigênio (“respirabilidade”). Isso é especialmente importante se você deseja usar lentes de contato prolongadas ou ocasionalmente adormecer enquanto usa seus contatos.
  • Data de validade. Geralmente, uma lente de contato Rx é válida por um ano. Você precisará revisitar seu oftalmologista quando a prescrição expirar, para verificar a saúde dos seus olhos antes de comprar lentes adicionais. As prescrições de óculos são regulamentadas pela lei estadual e a maioria expira após dois anos.

Você pode solicitar uma cópia de sua prescrição de óculos ao concluir seu exame oftalmológico abrangente. Mas uma prescrição de lentes de contato não pode ser escrita pelo oftalmologista e dada a você até que ele faça um ajuste de lente de contato ou tenha acesso à sua prescrição anterior e avalie o ajuste de suas lentes atuais.

Lista de verificação de prescrição de lentes de contato

Agora que você fez o exame e a adaptação e recebeu a receita, verifique novamente para garantir que a lente de contato com grau esteja em ordem.

  • Certifique-se de que recebeu uma receita médica para lentes de contato e não para óculos. Uma receita para lentes de contato descartáveis ​​sempre incluirá o nome da marca das lentes de contato;
  • Além disso, verifique se a prescrição é preenchida de maneira completa e precisa, com todas as informações relevantes. Uma prescrição de lente macia geralmente inclui um nome, design, potência, curva base e diâmetro do material da lente. As prescrições de RGP também podem incluir raios de curva periférica, espessura central, um design periférico especial e um diâmetro de zona óptica;
  • Depois de verificar se todas as informações estão corretas, você estará pronto para comprar uma lente de contato na tomada de sua escolha.

Agora que você conhece das dicas da Eyecolors, fica mais fácil decidir a melhor opção, não é mesmo? Entre em contato conosco.

WhatsApp chat