JÁ OUVIU FALAR EM VISÃO SUBNORMAL?

JÁ OUVIU FALAR EM VISÃO SUBNORMAL? – Sabemos que, por diversos motivos, existem pessoas que perdem a visão por completo, seja no nascimento, ou ao longo da vida. A cegueira é considerada uma deficiência, e as pessoas acometidas por ela sofrem uma série de limitações.

Há, entretanto, algumas pessoas que não chegam a perder a visão por completo, mas também não voltam mais a enxergar em sua totalidade, nem mesmo com o auxílio de óculos, lentes ou cirurgias, tendo o que é chamado de visão subnormal.

Como o próprio nome diz, quem tem visão subnormal sofre da perda parcial da visão, conhecido também como paciente com baixa visão.

Como saber se tenho visão subnormal? – JÁ OUVIU FALAR EM VISÃO SUBNORMAL?

Pessoas portadoras de visão subnormal são aquelas que perderam até, no máximo, 20% da visão.

Os motivos são os mais variados, porém, os sintomas mais frequentemente relatados por aqueles que têm o problema são: dificuldade para realizar atividades manuais; dificuldade de leitura; não conseguir visualizar detalhes; visualizar manchas escuras nos olhos, tanto ao enxergar com a visão periférica, quanto com a visão central.

Há também aqueles que estão naturalmente no chamado grupo de risco, como: idosos, diabéticos, bebês que tiveram alguma doença ao longo da gestação (como toxoplasmose, sífilis, rubéola e outras) além de bebês que nasceram prematuros.

Quais as causas do problema? – JÁ OUVIU FALAR EM VISÃO SUBNORMAL? – JÁ OUVIU FALAR EM VISÃO SUBNORMAL?

Vários doenças e acidentes causam a visão subnormal, porém, os mais comuns dentre eles são:

– Perfurações e ferimentos nos olhos;

– Deslocamento da retina;

– Diabetes;

– Contrair doenças como sífilis, toxoplasmose e rubéola durante a gestação, como pontuamos anteriormente;

– Falta de vitamina A ao longo do desenvolvimento;

– Glaucoma;

– Toxoplasmose ocular em adultos;

– Sarampo;

– Ceratocone;

– Catarata e catarata congênita.

É importante reforçar que esses pacientes são considerados deficientes visuais, já que fazem parte do nível de perda 3, correspondente à Perda Profunda de Visão, em 4 do CID-10.

Existe tratamento para essa deficiência?

Os tratamentos para auxiliar aqueles que têm visão subnormal são os mais variados, porém, a doença não tem cura.

De qualquer forma, é comum que, para levar uma vida melhor, os pacientes façam acompanhamento, não apenas com oftalmologistas, como também com ortopedistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas e outros.

Outros artifícios que são utilizados comumente por pessoas com visão subnormal no dia a dia são as lupas e os óculos espaciais.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *