GLAUCOMA TEM CURA? GLAUCOMA TEM TRATAMENTO.

GLAUCOMA TEM CURA? GLAUCOMA TEM TRATAMENTO. – Muitas pessoas se perguntam: Glaucoma tem cura? A resposta mais adequada é: Glaucoma tem tratamento.

Trata-se de uma doença do nervo óptico, responsável pela visão que, na maioria dos casos, relaciona-se a um aumento da pressão intraocular.

E o aumento da pressão intraocular pode causar danos nos vasos sanguíneos e no nervo óptico, levando à perda de visão irreversível e, até mesmo, à cegueira.

Pessoas acima de 40 anos estão mais propensas ao Glaucoma, assim como  os afrodescendentes, pessoas com alto grau de miopia, aqueles com herança genética, hipertensos e diabéticos.

FIQUE ATENTO. OS SINTOMAS DO GLAUCOMA apresentam-se em ESTÁGIOS. – GLAUCOMA TEM CURA? GLAUCOMA TEM TRATAMENTO.

  • No estágio inicial os sintomas são menos perceptíveis, o olho não dói, não coça, não arde, não embaça e nem fica vermelho.
  • No estágio intermediário a pessoa começa a perder a visão das bordas das imagens.
  • No estágio final acontece uma perda significativa da visão nas bordas da imagem, dando a impressão de ver por dentro de um tubo.

CADA GLAUCOMA É DE UM JEITO. – GLAUCOMA TEM CURA? GLAUCOMA TEM TRATAMENTO.

Glaucoma agudo.

Ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. São casos emergenciais, diferentemente do que ocorre com o tipo crônico, em que a pressão ocular desenvolve-se lenta e silenciosamente e, aos poucos, vai danificando a visão.

Glaucoma crônico

É o tipo mais comum e tende a ser hereditário, mas sua causa é desconhecida. Nele, um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

Glaucoma congênito

A criança nasce com a doença, herdada da mãe durante a gravidez. Esse tipo de glaucoma é considerado raro, é deve ser tratado assim que identificado.

Glaucoma secundário

Geralmente causado pelo uso de medicamentos, como corticosteroides e também por por traumas e outras doenças oculares.

TRATAR O GLAUCOMA É POSSÍVEL.

Na maioria das vezes é possível tratar o Glaucoma com colírios. Mas, apenas o oftalmologista pode indicar e orientar o uso mais adequado para o seu caso. A principal finalidade do tratamento é reduzir a pressão intraocular e assim proteger o nervo óptico e a visão do paciente.

Alguns cuidados importantes para quem trata o Glaucoma.

  • Use somente medicamentos de acordo com a orientação do seu oftalmologista.
  • Não use, em hipótese alguma, qualquer medicação sem o conhecimento do seu médico.
  • Preste atenção ao horário do colírio e coloque-o em sua rotina diária para não pular nenhum dia, o que pode prejudicar o tratamento.
  • Caso haja algum efeito colateral com o uso do medicamento, avise seu oftalmologista imediatamente.
  • Faça consultas frequentes com seu oftalmologista.

Dicas que facilitam a aplicação do colírio para quem tem Glaucoma.

  • Procure sentar em uma posição confortável.
  • Incline a cabeça para trás e olhe para cima.
  • Puxe delicadamente a pálpebra inferior, formando uma bolsa, e aplique o colírio nesta região.
  • Depois de pingar o colírio, feche os olhos por cerca de 2 minutos, a fim de que haja uma boa absorção,  e bloqueie os canais lacrimais com o dedo polegar ou indicador.
  • Se usar mais de um tipo de colírio, aguarde alguns minutos entre as aplicações. O excesso de medicamento pode diminuir sua eficácia.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *