ENXAQUECA TEM CURA? CONFIRA OS TRATAMENTOS
ENXAQUECA TEM CURA? CONFIRA OS TRATAMENTOS – A enxaqueca é uma condição crônica que atinge o cérebro. É famosa pelas crises intensas de dores de cabeça pulsátil, geralmente acompanhada de náuseas, vômito, intolerância sonora e fotofobia.
Cerca de um terço das pessoas com enxaqueca experimentam a chamada aura. Ela é um sintoma neurológico que provoca alterações visuais. Existem casos de enxaqueca com aura, mas sem dor, o que leva os pacientes a acreditarem que estão com alguma patologia oftalmológica.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a enxaqueca atinge cerca de 324 milhões de pessoas no mundo. No Brasil o número chega a 15% da população, e é responsável por uma perda média de 4 dias de trabalho. Mais incidentes em mulheres, as crises costumam começar na adolescência e persistir por toda a vida adulta. Mas é possível reverter este quadro e viver sem enxaqueca.
Conheça os tratamentos para se livrar de vez da enxaqueca.
Medicamentos para o momento da crise – ENXAQUECA TEM CURA? CONFIRA OS TRATAMENTOS
Apesar de causar crises com intensidade moderada a forte, as crises de enxaqueca podem ser combatidas com tratamentos sintomáticos por meio de analgésicos simples e de preço acessível. Apesar disso, é fundamental que o medicamento seja receitado por um médico. Isso porque ele indicará o analgésico adequado à sua condição física, respeitando seu histórico médico e familiar.
Medicamentos preventivos da enxaqueca – ENXAQUECA TEM CURA? CONFIRA OS TRATAMENTOS
Por ser uma condição crônica, a enxaqueca deve ser tratada constantemente. Para tanto, existem medicamentos que atuam como preventivos das crises de enxaqueca. Eles trabalham para reduzir a frequência e intensidade das crises e também devem ser usados estritamente com receita médica.
Esse tratamento será indicado com base nas características de cada crise, e pode ser combinado com o tratamento sintomático, quando elas acontecerem.
Tratamentos alternativos físicos
Física e mentalmente é possível prevenir as crises de enxaqueca com tratamentos não medicamentosos. Essa é uma opção que deve ser indicada pelo médico neurologista e será executada por um fisioterapeuta. Entre as terapias usadas pelo fisioterapeuta estão a termoterapia, laserterapia, digitopressão, correção da postura e relaxamento muscular.
Acupuntura: alternativas sem efeitos colaterais
A acupuntura é um tratamento terapêutico eficaz contra a enxaqueca e com alto número de adeptos. Sem a administração de substâncias químicas, ela tem sua origem na Medicina Tradicional Chinesa e consiste no estímulo de pontos específicos na pele. Assim como a fisioterapia, a acupuntura deve ser considerada como uma parte do conjunto de terapias indicadas pelo médico responsável.
Antes de mais nada, é fundamental consultar um médico para que o diagnóstico da enxaqueca seja feito corretamente.
O médico oftalmologista pode ser procurado devido aos sintomas associados à visão. Ele fará o exame completo dos olhos e acuidade visual com o objetivo de descartar outras patologias oftalmológicas que podem acometer os olhos. Por fim, fará o encaminhamento para o médico neurologista, que aprofundará o diagnóstico da enxaqueca e seu tratamento mais adequado.
É importante que a combinação entre os tratamentos sintomáticos, preventivos e alternativos sejam sempre sob orientação médica.
Fonte: Ministério da Saúde
Você também poderá está procurando por:
- Lentes de Contato Solótica
- Lentes de Johnson & Johnson
- Lentes de Contato Cooper-Vision
- Lentes de Contato Clear-Optical
- Lente de Contato Natural-Vision
- Lentes de Contato Bausch & Lomb
- Lentes de Contato Alcon