DESLOCAMENTO DE RETINA: SAIBA O QUE É E COMO DIAGNOSTICAR O PROBLEMA.

DESLOCAMENTO DE RETINA: SAIBA O QUE É E COMO DIAGNOSTICAR O PROBLEMA. – A retina é uma membrana que recobre o interior dos olhos com células fotossensíveis. Elas transformam o estímulo luminoso em sinais elétricos, através do nervo óptico. Não há nenhuma estrutura que fixe a retina ao globo ocular, apenas o vítreo, solução gelatinosa que preenche todo o olho, inclusive da sua forma esférica. Por esses motivos, a saúde da retina é fundamental para uma boa visão ao longo de toda a vida. Entenda o que é o descolamento de retina e como diagnosticar o problema.

O que é o descolamento de retina? – DESLOCAMENTO DE RETINA: SAIBA O QUE É E COMO DIAGNOSTICAR O PROBLEMA.

descolamento de retina tem uma explicação literal. Acontece quando a retina se desprende do globo ocular. Esse rompimento tem uma reação imediata no corpo. O paciente pode experimentar sintomas visuais como borrões, clarões e desconfortos em geral. Em casos de suspeitas de descolamento de retina é fundamental procurar ajuda médica com urgência pois, sem a proteção e nutrição fornecidas pelo vítreo, as células da retina começam a sofrer um processo de degeneração. Sem tratamentos de emergência, essa degeneração pode ser permanente e evoluir para a perda da visão.

Como diagnosticar? – DESLOCAMENTO DE RETINA: SAIBA O QUE É E COMO DIAGNOSTICAR O PROBLEMA.

Por ser uma urgência médica, assim que suspeitar do descolamento de retina, o paciente deve ir a um pronto atendimento. Raramente ele vem acompanhado de dor, geralmente a visão começa a ficar turva, embaçada. Procure descrever os sintomas corretamente, principalmente se a dificuldade em enxergar acontecer em regiões específicas, como na periferia da visão. Isso ajuda a identificar o local do desprendimento da retina. O médico oftalmologista fará um exame clínico completo, com a pupila dilatada, realizará oftalmoscopia indireta e o ultrassom ocular.

Qual é o tratamento indicado?

Após diagnosticar, o oftalmologista recomendará o tratamento adequado dependendo da gravidade e extensão do descolamento de retina. Quando não acontecer infiltração no vítreo, existem recursos terapêuticos que podem tratar o descolamento. São a fotocoagulação com laser e a criopexia, que favorecem o acondicionamento da retina na sua posição original. Para casos mais graves são indicadas as cirurgias, que buscam vedar o espaço existente no vítreo. São elas a retinopatia pneumática, a retinopexia e a vitreoctomia. Em todos os casos, o objetivo final é recuperar a visão do paciente e devolver a sua qualidade de vida.

O que causa o descolamento de retina?

As causas do descolamento de retina são variadas. Ele pode acontecer devido a uma ruptura do vítreo, separando a retina da estrutura que a sustenta; aumento da fluidez do vítreo em função da idade; traumas e tração na região da retina; além de tumores e condições inflamatórias. Além dessas causas, existem alguns fatores de risco que contribuem para que o paciente apresente essa condição. Desde origens hereditárias, passando por altos graus de miopia, cirurgia anterior de catarata, até o diabetes fora de controle podem aumentar as chances de desenvolver o descolamento de retina.

Assim como com a maioria dos problemas de saúde da modernidade, o esforço para ter hábitos de vida saudáveis também pode ajudar a prevenir o descolamento de retina. Isso quer dizer que visitar um médico oftalmologista com frequência é fundamental. O acompanhamento regular permite o diagnóstico precoce de diversas doenças que acometem os olhos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *