Daltonismo e tratamento com lentes de contato

Daltonismo e tratamento com lentes de contato. Neste post falaremos do daltonismo, esta dificuldade em diferenciar ou perceber as cores, que normalmente não pode ser curada por óculos e lentes normais.

Porém, hoje em dia existem lentes de contato que ajudam e muito os portadores da doença a verem o mundo à sua volta. As lentes de contato para daltônicos distinguem-se de acordo com o tipo de daltonismo apresentado. O ideal é combiná-las com proteção contra os raios solares: óculos e lentes podem proteger o daltônico em um dia muito ensolarado, por exemplo.

Tipos de daltonismo – Daltonismo e tratamento com lentes de contato

No daltonismo ACROMÁTICO, a pessoa não distingue cor alguma, apenas diferenças nos tons de cinza. Portadores de daltonismo MONOCROMÁTICO vêem o mundo como se fosse “filtrado” por uma só cor. O daltonismo DICROMÁTICO também divide-se em 3 tipos: Protanopia (ausência total dos fotorreceptores do vermelho), Deuteranopia (ausência dos fotorreceptores retinianos do verde) e a Trinatopia (muito rara, indica a ausência dos fotorreceptores do azul). O tipo TRICROMÁTICO ANÔMALO é o mais comum, no qual o portador confunde as cores entre si. Também se divide de acordo com a percepção do vermelho, verde ou azul.

Quando o daltônico também apresenta miopia, hipermetropia ou astigmatismo, é possível melhorar sua qualidade de vida com óculos e lentes de contato filtrantes.

Confira as lentes que trabalhamos:

Fonte: Ministério da Saúde

Atenção: nosso objetivo é vender lentes de contato para quem fez adaptação com Médico Oftalmologista e recebeu orientação adequada, quanto ao uso e cuidados. Consulte regularmente seu médico oftalmologista para avaliar a saúde de seus olhos e saber se pode usar ou continuar usando lentes de contato.

Postagens