CUIDADOS E HÁBITOS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE DOS OLHOS

CUIDADOS E HÁBITOS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE DOS OLHOS – Para ter uma visão saudável é importante que tenhamos cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos. Ou seja, é imprescindível proteger nossa visão e manter a saúde desses órgãos tão sensíveis, já que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético.

Pensando nisso, separamos alguns hábitos simples que podem ser inseridos no seu dia a dia, para ajudar a manter a boa saúde de seus olhos, pois é importante protegê-los para evitar o seu desconforto e eventuais problemas visuais.

Confira agora alguns cuidados e hábitos essenciais para a saúde dos olhos:

 

1 – Evite coçar os olhos

É um habito comum, mas que é muito prejudicial para a saúde de sua visão. Esfregar os olhos com frequência pode resultar em vários problemas oculares, como o ceratocone e descolamento de retina. A região dos olhos é uma estrutura sensível e qualquer cisco ou sujeira podem irritá-los facilmente e causar vermelhidão. Além disso, a pressão ao coçar pode provar lesões, danificar a córnea e até doenças mais graves. Sem contar que a nossas mãos acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos, levando a problemas como a conjuntivite.

 

2 – Maquiagens e seus cuidados

Usar maquiagem faz parte da rotina de muitas pessoas, mas precisamos tomar alguns cuidados. Nunca devemos dormir de maquiagem para não obstruir os poros com acúmulos de substâncias na região. Caso contrário, ao dormir com a maquiagem você irritará área ocular e poderá até gerar uma inflamação devido às partículas de cosméticos. Também não podemos usar produtos fora da validade ou emprestar maquiagem, além disso, devemos utilizar apenas marcas regulamentadas pelos órgãos de saúde do Brasil, como a ANVISA e conferir se os produtos são dermatologicamente testados. Outra dica importante é que sempre devemos lavar os pinceis de maquiagem para prevenir a proliferação de bactérias presentes.

 

3 – Usar óculos de sol

Devemos usar óculos de sol tanto em dias ensolarados como nublados, pois é importante para proteger os nossos olhos de radiação solar, e assim evitar que se desenvolva doenças causadas por raios ultravioletas (UVA e UVB). Além disso, não se devemos usar óculos sem garantia e, muito menos, falsificados.

 

4 – Não usar colírios sem orientação médica

Colírios e lubrificantes são medicamentos, por isso devem ser usados apenas com indicação e orientação médica. Muitas pessoas acabam usando para aliviar algum desconforto, mas sem a recomendação de um especialista, poderá causar graves problemas para a saúde ocular.

 

5 – Lavar bem os olhos

Algo que parece simples, mas que é importante e faz toda a diferença nos cuidados que devemos ter com os nossos olhos. Pelo menos uma vez ao dia devemos separar um tempinho para realizar a higiene da região ocular (pálpebras, cílios e os cantos). Ao realizar essa limpeza, estaremos removendo toda impureza e secreções e, consequentemente, evitar coceiras que possam provocar irritações ou até mesmo uma possível conjuntivite.

 

6  Controlar nível de açúcar

Sabemos que o diabetes é um problema de saúde que merece muita atenção e cuidados. O excesso de glicose no sangue pode gerar sérios problemas de saúde, inclusive à visão, como a retinopatia diabética. Uma doença silenciosa, e que se não tratado corretamente e de maneira precoce, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira reversível.

 

7 – Piscar com frequência

Às vezes estamos tão concentrados em alguma coisa, como mexendo no computador, que esquecemos de piscar com mais frequência. Essa prática de piscar mais vezes é muito importante para a lubrificação/hidratação da nossa córnea e, consequentemente, evita o ressecamento dos nossos olhos, coceiras, irritações e ajuda a relaxar os olhos. Além disso, auxilia no combate da chamada síndrome da visão de computador.

 

8 – Olhar para longe

Além de piscar com frequência, outro ponto também muito importante é de olhar para um ponto fixo bem longe durante alguns minutos. Essa técnica ajuda no relaxamento da visão e a prevenir dores de cabeça. É bastante indicada para aquelas pessoas que trabalham na frente do computador por muito tempo. Esse exercício deve ser feito 1 vez a cada hora e consiste em parar, olhar para longe e focar um ponto específico distante, que se localize no mínimo a 40 m de distância.

 

9 – Cuidados com as lentes de contato

Sempre quando for colocar suas lentes de contato, antes e depois, é importante higienizar suas mãos, pois elas acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias para os nossos olhos. Além disso, devemos também fazer a higienização das lentes de contato e do estojo com produtos específicos que são indicados pelo oftalmologista. Outro ponto muito importante é o descarte, a substituição deve ser feita sempre de acordo com o prazo de validade.

 

10 – Não usar óculos de grau de outra pessoa

Os óculos de grau são de uso individual. Ou seja, emprestar é algo completamente errado, pois cada pessoa necessita da sua própria medida, conforme prescrição de um oftalmologista. Além disso, quando usamos um grau que não seja o indicado para nossa visão, isso acabará causando dores nos olhos e de cabeça ou tonturas.

 

11 – Tenha uma boa alimentação

É importante manter uma boa alimentação para o funcionamento do nosso corpo, e consequentemente, da nossa visão. É através dela a nossa principal fonte de nutrientes para o nosso organismo. Precisamos ter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em vitaminas A, C e D e zinco, presentes em alimentos como cenoura, laranja, verduras verde-escuras e ovos. Assim como os peixes que também são ótimas opções, pois são ricos em ômega 3 e ômega 6, que ajudam a preservarem os vasos sanguíneos que irrigam a retina. Esses são alguns alimentos que são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como síndrome do olho seco, glaucoma e degeneração macular.

 

12 – Dormir bem

Ter uma boa qualidade de sono é muito importante para a hidratação e descanso dos nossos olhos. O ideal e recomendado é ter de 7 a 8 horas de sono e assim evitar problemas como olhos secos ou vermelhidão. Além disso, é importante para um bom equilíbrio mental e corporal.

 

13 – Consultar com um oftalmologista

As consultas periódicas ao Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos olhos. Elas são fundamentais em todas as fases da vida: desde o nascimento, na adolescência e após os 40 anos. Além disso, quanto mais rápido o tratamento for feito, caso necessário, melhor será o resultado, pois isso a importância do diagnóstico precoce. Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos.

 

Confira as lentes que trabalhamos:

Fonte: Médicos de Olhos