CONHEÇA AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS QUE SEU FILHO PODE TER!

CONHEÇA AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS QUE SEU FILHO PODE TER! – A infância é a etapa de maior desenvolvimento dos seres humanos. É a partir do nascimento até aproximadamente os 12 anos que os ganhos e crescimento do corpo são maiores. Com os olhos das crianças não é diferente.

Cerca de 90% do desenvolvimento da visão acontece até os dois anos de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas na visão. Por isso, é importante que o acompanhamento do médico oftalmologista seja feito desde o nascimento. Ele poderá identificar alterações no desenvolvimento esperado a cada idade, assim como diagnosticar doenças que podem prejudicar o avanço escolar, por exemplo. Conheça as doenças oculares mais comuns que seu filho pode ter.

Erros refrativos são as doenças oculares mais comuns – CONHEÇA AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS QUE SEU FILHO PODE TER!

Toda criança nasce hipermetrope, pois o globo ocular ainda não atingiu o seu tamanho final, fazendo com que as imagens se formem naturalmente após a retina. Com o passar do tempo, o globo ocular cresce e esse quadro é revertido naturalmente. Após esse momento, é possível que a criança desenvolva a miopia, astigmatismo ou até mesmo volte a apresentar hipermetropia.

A dificuldade em diagnosticar as doenças oculares mais comuns em crianças acontece pois elas não costumam verbalizar a dificuldade em enxergar, pois não possuem referências sobre como a visão deveria ser. Por isso, os pais devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar problemas de visão nos filhos, como aproximar muito os livros dos olhos, ou jogar vídeo game muito perto da televisão.

Leucocoria, o famoso reflexo branco na pupila – CONHEÇA AS DOENÇAS OCULARES MAIS COMUNS QUE SEU FILHO PODE TER!

A Leucocoria é a principal razão para o exame oftálmico logo após o nascimento. Ela se refere a lesões que acontecem posteriormente à pupila, e se caracteriza por um reflexo branco na pupila. Seu principal malefício está em impedir a entrada correta da luz, atrasando o desenvolvimento das vias óticas ou, até mesmo, provocando atrofia. Pode ser causada por catarata, alterações no humor vítreo ou por doenças com origem na retina.

Retinoblastoma, o tumor ocular mais comum entre crianças

O Retinoblastoma é o tumor ocular mais comum entre crianças. Ele se caracteriza pela alteração das células que formam a retina e é altamente maligno. O sucesso do tratamento está diretamente ligado ao diagnóstico precoce da doença. Disso também dependem a preservação dos olhos e da visão da criança. Por isso, o teste do olhinho deve ser realizado periodicamente. Embora não seja uma das doenças oculares mais comuns, o Retinoblastoma é uma das mais graves e por isso tem seu lugar de destaque nessa lista.

Catarata congênita ou infantil

A catarata é uma condição típica de pessoas com idade avançada, entretanto, pode se desenvolver ao longo de toda a vida. Em crianças e jovens, a catarata pode ser congênita e é considerada a forma mais grave da catarata. Isso porque pode prejudicar o desenvolvimento da visão por toda a vida. É responsável por 10% da cegueira infantil, sendo considerada uma das doenças oculares mais comuns em crianças.

De todas as doenças oculares mais comuns, na maioria das vezes o tratamento é beneficiado pelo diagnóstico precoce. Seja para impedir o desenvolvimento da doença e possível cegueira, ou para não prejudicar o desenvolvimento escolar da criança. Por todos esses motivos, é fundamental levar as crianças regularmente ao médico oftalmologista para que seja feito o acompanhamento oftalmológico.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *