COMO TRATAR UMA CONJUNTIVITE?

COMO TRATAR UMA CONJUNTIVITE? – A conjuntivite é caracterizada pela inflamação na conjuntiva, uma das principais membranas dos olhos. Além de inchaço e coceira, essa inflamação também pode ser contagiosa e trazer alguns riscos para a visão, se não receber a devida atenção.

Embora a prevenção ainda seja o melhor remédio nesse caso, conhecer o tratamento também é importante. Por isso, veja a seguir como tratar uma inflamação desse tipo e conheça quais são os principais cuidados.

Procure um oftalmologista para tratar a conjuntivite – COMO TRATAR UMA CONJUNTIVITE?

Assim que a sensação de coceira e ardência começar a surgir nos olhos é preciso procurar um oftalmologista. Enquanto uma leve coceira pode ser um quadro normal, um incômodo prolongado merece atenção médica.

A ida ao oftalmologista é o que permite o diagnóstico da conjuntivite e, inclusive, a identificação de qual tipo se trata. Se for viral ou bacteriana, além de todos os cuidados comuns, você ainda vai precisar tomar medicamentos que devem ser estritamente recomendados pelo médico.

Colírios e compressas ajudam no conforto – COMO TRATAR UMA CONJUNTIVITE?

Uma das principais características da condição é o incômodo que ela causa, e uma das formas de tratar o problema é com colírios e compressas. Colírios utilizados para lubrificar os olhos são especialmente úteis para aliviar, ainda que temporariamente, a sensação de coceira e de areia nos olhos.

Já as compressas têm como objetivo garantir uma sensação de alívio para a região. Normalmente, são feitas com água fria, especialmente em conjuntivite alérgica. Para diminuir o inchaço, compressas mornas são mais indicadas.

O cuidado mais importante nesse momento, entretanto, consiste em usar panos diferentes para cada olho a fim de evitar que haja a transmissão.

É importante ter cuidado com o uso de objetos pessoais

Por falar em transmissão, no caso de a conjuntivite ser causada por bactérias ou vírus, o compartilhamento de objetos pessoais pode fazer com que uma verdadeira epidemia se alastre.

Lençóis devem ser trocados todos os dias, toalhas devem ser usadas de maneira individual, e o uso de óculos escuros é recomendado.

Se possível, também é recomendado que a pessoa com esse tipo de inflamação deixe o convívio social por alguns dias.

No caso de ter fundo alérgico, é indispensável limitar e evitar o contato com o agente que está deixando os olhos irritados dessa forma.

Limpe os olhos com frequência

Especialmente em casos bacterianos ou virais, a limpeza dos olhos é indispensável. É essa limpeza que retira a secreção contagiosa e também é responsável por diminuir o desconforto.

Para fazer essa limpeza as mãos devem estar completamente limpas e é possível utilizar lenços, panos ou gazes.

Delicadamente, é preciso começar a limpar a secreção desde a abertura lacrimal até o canto externo do olho, sempre se preocupando em não permitir que a secreção retorne para os olhos.

Lave sempre as mãos e evite contato com corpos estranhos

Com a inflamação, os olhos ficam muito mais sensíveis e a entrada de um corpo estranho pode piorar a situação. Para evitar que isso aconteça é indispensável estar com as mãos sempre limpas antes de mexer nos olhos e não coçar para não piorar.

O uso de cosméticos e de quaisquer outros corpos estranhos, inclusive as lentes de contato, também deve ser abolido até que a situação esteja normalizada.

Para tratar uma conjuntivite, a ação médica é indispensável, mas também há cuidados que você pode ter em casa, como lubrificar e limpar os olhos, assim como tomar cuidado com o compartilhamento de objetos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *