COMO TRATAR DOENÇAS OCULARES?

COMO TRATAR DOENÇAS OCULARES? – Os olhos são órgãos importantes e igualmente sensíveis do corpo. Eles possuem uma série de mecanismos de proteção — sobrancelhas, cílios, lágrimas etc. — mas que nem sempre são suficientes para impedir que doenças oculares aconteçam. Isso porque nem sempre elas têm sua origem em fatores externos, podendo ser consequências de outros problemas de saúde, como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Para te ajudar a manter a saúde sempre em dia, preparamos um conteúdo completo.

Visite o médico oftalmologista com frequência – COMO TRATAR DOENÇAS OCULARES?

O primeiro passo para tratar  é manter a rotina de consultas ao médico oftalmologista, mesmo que você não apresente sinais de que algo está errado. Isso porque muitas dessas condições não apresentam sintomas claros quando ainda estão no princípio. É o caso do glaucoma, por exemplo. Muitas pessoas só notam que a visão está diferente quando o quadro está bastante avançado e o tratamento é mais complicado.

O recomendável é que crianças sejam avaliadas de acordo com a orientação do pediatra, durante a fase de alfabetização. Já adolescentes podem seguir a mesma rotina dos adultos e idosos sem problemas aparentes de saúde: uma vez ao ano.

Fique atento a sinais estranhos – COMO TRATAR DOENÇAS OCULARES?

O corpo funciona como um sistema completo. Por isso, é comum que doenças oculares apresentem sintomas em outras regiões do corpo, como as dores de cabeça, por exemplo. Nesse sentido, sempre que algo parecer fora do normal para a sua saúde, procure a ajuda de um médico especialista. Mesmo que você vá a um neurologista com uma queixa de dores de cabeça, ele saberá informar sobre a necessidade de consultar um oftalmologista. Buscar ajuda médica é o primeiro passo para tratar doenças oculares.

Siga o tratamento exatamente como foi recomendado

Se você já foi ao médico e já identificou o problema, chega a hora de tratar doenças oculares. Nesse ponto, é fundamental seguir as recomendações médicas, exatamente como elas foram passadas. Ou seja, tome os remédios e aplique colírios no horário correto, e fuja de hábitos que possam ser prejudiciais à  sua recuperação. O mais importante é que você se recupere e fique com a saúde em dia para continuar aproveitando a vida normalmente.

Considere as cirurgias para tratar doenças oculares

Alguns quadros podem ter diferentes opções de tratamento. Por exemplo, as doenças refrativas — miopia, hipermetropia e astigmatismo — podem ser tratadas com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio da cirurgia a laser. Nesse caso, procure conversar com o seu médico oftalmologista para que você possa tratar doenças oculares dentro da melhor opção para a sua vida. No caso da miopia, por exemplo, o primeiro passo será sempre o uso dos óculos de grau mas, eventualmente, a cirurgia pode ser a melhor opção para você.

Tratar doenças oculares é uma questão séria e deve ser enfrentada com rigor. Isso porque os olhos são órgãos extremamente delicados e que requerem cuidados especiais. Por isso, fique longe de hábitos prejudiciais à saúde, consulte um médico oftalmologista regularmente e procure ajuda caso aconteça qualquer coisa fora do normal. O melhor tratamento é aquele que começa com a prevenção.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *