COMO SABER SE TENHO GLAUCOMA?

COMO SABER SE TENHO GLAUCOMA? – Uma das características do glaucoma é que o desenvolvimento da doença ocorre de uma maneira lenta, ao longo de meses ou anos, e sem nenhum sintoma aparente. Muitas vezes, a doença progride de forma tão lenta, que a perda gradual da visão não é facilmente percebida. Por isso, é uma doença perigosa, e que pode levar à cegueira se não for tratada corretamente.

Cada tipo de glaucoma tem uma série de características diferentes. Existem os de ângulo aberto, fechado e congênito. Mas, basicamente, a origem da doença vem do surgimento de uma lesão do nervo óptico, ocorrendo um aumento de pressão nos olhos.

Por isso, se você está sentindo algum desconforto nos olhos e desconfia que está com glaucoma, cuidado! Primeiramente, é muito importante que o diagnóstico seja realizado por um médico especialista, antes que você comece a utilizar colírios para aliviar os sintomas.

Colírios são medicamentos e não devem ser usados sem prescrição médica, pois podem piorar os sintomas e trazer consequências graves. Para descobrir se você tem glaucoma, reunimos as principais características relacionadas à doença e dicas para prevenção. Confira:

Avanço da idade tem relação com glaucoma – COMO SABER SE TENHO GLAUCOMA?

Existem alguns fatores que aumentam as chances de uma pessoa ter a doença. Geralmente, idosos, pessoas que possuam parentes portadores de glaucoma e com problemas de pressão arterial, estão dentro do grupo de risco.

Você sabia que, de acordo com a Sociedade Nacional de Prevenção de Cegueira dos Estados Unidos, 3 a cada 100 pessoas com mais de 65 anos têm glaucoma? Esses problemas estão relacionados à idade e é necessário manter os exames e as consultas em dia, para evitar surpresas desagradáveis.

Dificuldades para enxergar – COMO SABER SE TENHO GLAUCOMA?

Visão embaçada, necessidade excessiva de troca de óculos, dificuldades para enxergar em ambientes escuros e perda de visão lateral são os principais sintomas de quem está com glaucoma. Além disso, quem possui o glaucoma de ângulo fechado, costuma ter sintomas que desaparecem e reaparecem no começo da doença. Um exemplo é sentir uma dor grave e súbita em um olho.

Não se esqueça de consultar um especialista

Não basta identificar os sintomas do glaucoma para descobrir se você realmente tem a doença. O mais importante é buscar ajuda médica sempre, e fazer consultas regulares para cuidar da saúde ocular.

Faça exames oftalmológicos regulares para que qualquer tipo de doença seja identificado desde o início. Um diagnóstico bem feito pode fazer com que a progressão da doença seja retardada e diminuir as chances de ter consequências graves.

Exames são necessários para detectar a doença

Um dos exames mais conhecidos para detectar o glaucoma é a tonometria, que mede a pressão do olho. Exame de fundo de olho, imagens do nervo óptico, resposta do reflexo da pupila e acuidade visual são outros exames complementares para saber se você realmente tem a doença.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *