COMO SABER SE É HORA DE USAR ÓCULOS?

COMO SABER SE É HORA DE USAR ÓCULOS? – Os óculos são importantes para uma qualidade de vida melhor, já que a saúde dos olhos estará sendo adequadamente cuidada. Quando sua visão necessita de um par a mais de lentes, ela dá alguns sinais que você precisa conhecer para procurar o seu oftalmologista o quanto antes. Por isso, veja a seguir como saber se é hora de usar óculos e quais são os sinais que aparecem.

COMO SABER SE É HORA DE USAR ÓCULOS? – Tarefas cotidianas se tornaram mais difíceis

Um sinal clássico de que é hora de usar óculos é quando tarefas cotidianas se tornam mais difíceis por causa da visão. Enxergar um cartaz distante está mais difícil ou ler um livro ou a tela do celular gera mais elementos borrados? Então esse é um sinal de que você pode estar com algum tipo de problema ocular.

Nem sempre, entretanto, os efeitos são assim tão pronunciados. Especialmente no começo da degeneração da visão, esses problemas podem parecer que são relacionados a causas menores, como falta de sono.

Você tem ficado com dor de cabeça sem motivo aparente

Outro indicador de que é hora de usar óculos é se a quantidade de dores de cabeça que você tem sofrido aumentou sem nenhum motivo aparente. Se você não está passando por mais estresse, se está se alimentando da mesma maneira e dormindo a mesma quantidade de horas e, ainda assim, as dores de cabeça aumentaram, isso pode ser culpa da visão.

Isso acontece porque quando você tem algum problema de acuidade visual, por exemplo, faz um esforço maior para ver ou ler o que está escrito. Como resultado, a vista fica cansada e a dor de cabeça aparece.

A mudança de iluminação o incomoda além do normal

Quando você está em um ambiente mais escuro ou mais fechado, como o escritório, e vai para um lugar mais iluminado, é comum que a visão demore alguns segundos para se acostumar com essa nova quantidade de luz disponível. Isso ocorre porque a pupila precisa se contrair com mais iluminação e se expande quanto menor for a luz.

Se esse processo tem sido demorado ou mesmo incômodo, então é um sinal de que pode ser a hora de usar óculos. Com a devida correção, a transição entre níveis de iluminação diferentes volta a ficar normal.

Exames apontaram a necessidade de usar óculos

Às vezes você não apresenta nenhum desses sinais e, mesmo assim, precisa de óculos. Nesses casos, geralmente a descoberta é feita por meio de exames oftalmológicos de rotina. Se você tem o costume de ir ao seu médico com frequência para cuidar da sua visão é bem provável que você identifique possíveis problemas logo no começo.

Mesmo que ainda seja assintomático, um problema de visão é facilmente identificado por exames, que permitem que você cuide da saúde dos olhos de maneira mais efetiva.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *