COLÍRIOS INDICADOS PARA QUEM USA LENTE DE CONTATO.

COLÍRIOS INDICADOS PARA QUEM USA LENTE DE CONTATO. – Com o ar seco se tornando cada vez mais comum nas cidades do país, quem nunca acordou com o olho grudando de manhã ou, durante o dia, sentiu aquela sensação de areia incomodando e desejou, mais do que tudo na vida, uma gotinha de colírio para aliviar?

Muitas vezes imaginamos ser conjuntivite ou algo parecido. Por isso, é sempre importante consultar o oftalmologista quando qualquer coisa diferente acontecer em seus olhos. Mas, também é necessário saber que o motivo desse incômodo pode ser o olho seco, causado pela secura do ar.

Os sintomas mais comuns são ardor, vermelhidão e sensação de corpo estranho. O olho seco provoca alterações na superfície ocular, causadas pela diminuição na produção ou na composição da lágrima. O vento no rosto, o ar condicionado e muito tempo no computador ou televisão podem contribuir para esse problema.

Sim, a lente de contato aumenta essa sensibilidade. Mas a boa notícia é que existem vários tipos de colírios que podem ser usados, oferecendo conforto e hidratação tanto para as lentes quanto para a córnea.

Converse com seu oftalmologista e saiba qual o melhor produto para você. Não use colírios sem prescrição médica.

Lembre-se: não adianta mergulhar nos colírios e esquecer outros hábitos saudáveis e fundamentais para o bem estar ser constante.

Evite apertar os olhos, cocá-los ou apertá-los ao piscar. Use um umidificador nos ambientes onde permanecer por mais tempo. Além de deixar o ambiente mais agradável, proporcionará alívio para seus olhos e sua respiração.

Outra boa idéia é colocar pedaços de algodão úmidos sobre as pálpebras durante o sono, eles vão diminuir o desconforto e a evaporação das lágrimas.

Sua alimentação também pode ajudar. Prefira alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, batata-doce, damasco, espinafre, manga, melão e alimentos ricos em Ômega 3. Todos eles podem ser fortes aliados da saúde ocular.

Use sempre óculos de sol para proteger-se dos raios UV e dos efeitos nocivos da exposição direta ao vento.

Além de tudo isso, permita-se relaxar. Faça  pausas mais frequentes. Por exemplo, descanse os olhos com maior número de intervalos, principalmente após permanecer muitas horas em frente ao computador. Uma dica é desviar o olhar da tela e se concentrar em objetos distantes por cerca de cinco segundos. Isso ajuda a piscar com frequência e a distribuir uniformemente as lágrimas, melhorando a lubrificação.

Nada do que consta neste artigo deverá ser interpretado como um conselho médico, nem se destina a substituir as recomendações de um profissional de saúde. Para perguntas específicas, consulte seu oftalmologista.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *