CIRURGIA DE CATARATA O QUE É COMO FUNCIONA

CIRURGIA DE CATARATA O QUE É COMO FUNCIONA – Você sabia que existe cirurgia para Catarata? Bom.. Catatara é o nome dado a qualquer tipo de condição ocular em que há a cobertura do cristalino, lente natural que fica localizada atrás da Iris.

A catarata pode ocorrer em todas as idades, devido a problemas congênitos, porém, é mais frequente em pessoas mais velhas, devido ao envelhecimento do cristalino. Podendo acometer um ou os dois olhos, a catarata é operável de forma rápida e eficaz.

Quer saber mais informações sobre essa cirurgia? Então confira esse post!

A cirurgia de catarata é uma cirurgia simples? – CIRURGIA DE CATARATA O QUE É COMO FUNCIONA

A cirurgia de catarata é simples, mas pode haver complicações como em qualquer outra cirurgia. É preciso sempre estar atento ao profissional escolhido, e garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira segura e eficaz.

As complicações de uma cirurgia de catarata podem ser desde uma leve inflamação ocular até a perda total da visão, sendo essa uma complicação mais rara de acontecer.

Como funciona essa cirurgia? – CIRURGIA DE CATARATA O QUE É COMO FUNCIONA

Antes de fazer a cirurgia de catarata, você deverá consultar um oftalmologista, que irá examinar o seu olho e descartar qualquer outra possibilidade de doença que possa estar afetando a sua visão.

Determinado que o problema é catarata, o médico deverá realizar a medição do seu olho, a fim de garantir que a lente artificial que substituirá as naturais do seu olho, encaixará perfeitamente durante a cirurgia.  Caso o problema acometa os dois olhos, a cirurgia deve ser realizada em dias diferentes, com intervalo de 6 a 12 semanas.

O processo da cirurgia de catarata é relativamente simples e dura de 30 a 45 minutos.  Na hora de realizar o procedimento o médico irá pingar um colírio anestésico no olho afetado e iniciará o procedimento.

O procedimento consiste em uma incisão feita na córnea, que possibilitará a remoção da lente natural danificada por uma nova artificial, feita de plástico.

A cirurgia de catarata não exige internação, sendo que o paciente pode retornar para casa algumas horas após o procedimento. Após a cirurgia você poderá sentir algum desconforto nos olhos por alguns dias, que desaparecerão em menos de uma semana.

Tipos de lentes que podem ser implantadas

  • Lente intraocular monofocal não-tórica:Lente indicada para aqueles que não possuem grau muito elevado de astigmatismo.
  • Lente intraocular monofocaltórica: Indicada para pessoas com astigmatismo em grau médio ou elevado.
  • Lente intraocular multifocal tórica:Consideradas as mais modernas, essas lentes possuem pontos de foco, tanto para perto quanto para longe.
  • Lente intraocular multifocal não-tórica:Lentes indicadas nos casos em que não há necessidade de grau muito alto.
  • Lente intraocular multifocal acomodativa:É a lente mais confortável e efetiva nos casos de necessidade de uma lente que corrija para perto e longe.

Cirurgia de catarata pode ser feita a laser?

A cirurgia de catarata pode ser realizada através de procedimento a laser e essa é uma forma muito menos evasiva da cirurgia, mas seu custo será mais alto.

Existem diversas empresas que trabalham em pesquisa e desenvolvimento de lasers capazes de acabar com a catarata e algumas delas são Victus, Catalis e LensAir.

Qual é o valor de uma cirurgia?

A cirurgia de catarata normal, aquela realizada através da implantação de lentes artificiais através de uma incisão, não é muito cara.

O valor da cirurgia de catarata gira em torno de 3 mil reais por olho, na opção particular, sendo que a maioria dos planos de saúde cobrem esse procedimento.

Já a cirurgia de catarata sem incisão, feita a laser, pode ficar até 4 vezes mais cara. A cirurgia de catarata a laser custa em média de 9 a 12 mil reais, dependendo do médico.

O SUS cobre a cirurgia de catarata?

A catarata é uma doença que não possui prevenção e, nos casos mais avançados, em que a visão já esteja prejudicada, a cirurgia de catarata pode ser realizada pelo SUS.

No caso de aprovação da cirurgia, o SUS arcará com todas as despesas relativas ao procedimento.

Sempre cuide da saúde dos seus olhos, consultando regularmente um oftalmologista.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *