ATENÇÃO! DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE OLHO

ATENÇÃO! DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE OLHO – O câncer de olho pode manifestar-se em crianças ou adultos. Nas crianças, a doença é caracterizada como retinoblastoma e atinge a retina, sendo muitas vezes diagnosticada ao acaso, porque a criança apresentou um brilho branco nos olhos ao ser fotografada. Já entre os adultos, há dois tipos de câncer: o melanoma e o linfoma. Para todos esses tipos de câncer de olho há prevenção e tratamento; porém, é preciso sempre o acompanhamento de um especialista. Conheça alguns métodos para prevenir o câncer de olho.

Investigações constantes – ATENÇÃO! DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE OLHO

A maioria dos tipos de câncer tem como principal fator de risco a genética. Pessoas que possuem na família histórico de câncer devem redobrar a atenção e manter um controle rígido de visitas aos médicos e check-ups. O diagnóstico precoce garante eficácia no tratamento de qualquer doença, e com o câncer isso não é diferente. Pelo contrário, pode ser um fator determinante para a recuperação da função e eliminação da doença. Crianças com histórico de retinoblastoma na família também devem ser testadas desde pequenas para excluir a possibilidade do desenvolvimento da doença.

Controle de exposição ao sol – ATENÇÃO! DICAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE OLHO

Prevenir o câncer de olho requer cuidados constantes com o sol. Apesar de a exposição constante ainda não ser apontada como uma das causas para o desenvolvimento da doença, já foi mensurado que grande parte dos casos se apresenta em pessoas brancas e com pele muito clara, em comparação com a incidência em negros ou morenos. Como os dados também coincidem com o surgimento de câncer de pele, é melhor tomar os devidos cuidados. Escolher lentes com proteção UVA e UVB pode diminuir o risco de desenvolver o câncer.

Ficar atento às alterações após os 40

O câncer de olho, como já dito, pode aparecer em crianças, porém, quando isso não ocorre, é mais comum que ele se manifeste em pessoas após os 40. Ficar atento às alterações visuais após essa faixa etária é fundamental para o diagnóstico precoce. Tanto o linfoma quanto o melanoma são fáceis de sere percebidos, mas  é necessário ter o diagnóstico médico para o início do tratamento.

Cuidar da imunidade

Pacientes com diagnóstico de AIDS e aqueles que estejam se tratando com medicamentos para não rejeição de órgãos costumam estar entre aqueles mais suscetíveis ao câncer de olho. Para prevenir o câncer de olho nesses casos, além de estar alerta para possíveis alterações visuais, é preciso seguir as orientações médicas à risca e ainda tomar os outros cuidados como qualquer pessoa.

Ficar atento aos riscos ocupacionais

Algumas profissões podem estar mais expostas aos riscos do câncer de olho, como marceneiros, soldadores, trabalhadores do campo e funcionários de lavanderias. Para prevenir o câncer de olho nesses casos, é preciso utilizar os equipamentos de segurança (EPIs) oferecidos pelo empregador e também buscar outras fontes de cuidados.

Prevenir o câncer de olho e ficar atento a outras doenças

Manter uma rotina de exames com especialistas é o dever de todos aqueles que querem manter a saúde em dia. O médico oftalmologista é o especialista que pode fazer o diagnóstico precoce do câncer de olho e de outras doenças da visão. Fazer visitas regulares é a chave para prevenir o câncer de olho e também outras possíveis doenças.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *