A COR DO OLHO DO BEBÊ MUDA?

A COR DO OLHO DO BEBÊ MUDA? – Esta é uma dúvida super comum e que os pais ficam ansiosos pela resposta. Os pais querem saber qual a cor dos olhos da criança e se a cor que está hoje vai ficar, se vai permanecer.

Com grande frequência os pais citam que eles ou alguém na família tem a cor olho característica e gostariam que o bebê herdasse isso.

Para chegar a esta resposta, gosto de explicar aos pais que existem alguns fatores que influenciam a cor dos olhos do bebê, e vou citar aqui para vocês.

 

História familiar:

cor de olhos escura, como castanho e marrom, prevalece sobre as cores claras. Por isso, quando um bebê vem de uma linhagem de pessoas que só tem olhos escuros, é pouco provável que ele tenha olhos claros. Para pais de olhos escuros terem um filho de olhos claros, é necessário que eles tenham os genes dos olhos claros, mesmo que não tenham se manifestado.

 

Idade da criança:

o mais comum é que os bebês nasçam com os olhos claros e com o passar do tempo eles escureçam gradativamente. Desta forma, é comum a criança nascer com olhos azuis, verdes e tons acinzentados e depois se tornar castanhos. Apesar disso, vejo casos menos prováveis de crianças que nascem de olhos escuros e com o tempo eles clareiam até tons claros. Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris.
Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos. Nessa época já temos uma grande pista de como vai ficar a cor do olho do seu filho.

 

Cor do fundo olho:

crianças que têm o fundo de olho claro têm maior chance manter o olho claro. Essa avaliação é feita ao exame de mapeamento de retina feito pelo oftalmologista, e faz parte da avaliação oftalmológica básica de uma criança.

Importante lembrar que isso tudo que conversamos sobre a cor dos olhos não é o mais importante sobre os olhos do seu filho. A cor é um detalhe, mas não considero nem de perto o mais importante. O mais importante é que estejam com saúde e que a criança enxergue bem, independente da cor.

Vocês, como pais, devem se preocupar em levar a criança para uma avaliação oftalmológica de rotina, mesmo que não tenha queixas e ache que seu filho enxerga bem. A partir dessa avaliação, o oftalmologista pode identificar diversas doenças silenciosas que colocam a visão e a saúde do seu filho em risco. Em cada faixa etária devemos avaliar a criança em busca de alterações mais comuns nessa idade.

 

Confira as lentes que trabalhamos:

Fonte: Viver Oftalmologia

Postagens