7 FATORES QUE CAUSAM GLAUCOMA

7 FATORES QUE CAUSAM GLAUCOMA – O glaucoma é uma doença oftalmológica potencialmente grave e que pode levar à cegueira se não diagnosticada e tratada no momento ideal. Mas como saber se você tem glaucoma se esta doença é silenciosa até as fases tardias, e que o dano causado é irreversível?

É sobre isso que eu quero conversar com você neste texto. Vou te explicar quem está com maior risco de desenvolver glaucoma e como deve ser o acompanhamento para prevenir perda visual. 

A maioria esmagadora das pessoas que têm glaucoma não apresentaram sintomas nas fases iniciais, e muitas dessas foram diagnosticadas em uma consulta de rotina, aquela que você vai renovar os óculos. Durante esta consulta, o médico oftalmologista avalia diversos sinais de possíveis doenças oculares, inclusive de glaucoma.

Os exames realizados durante esta consulta de check-up avaliam o risco de uma pessoa ter glaucoma, e caso sejam encontradas alterações pode ser necessário a realização de exames complementares mais completos.

Siga estas dicas abaixo para saber se você apresenta risco de desenvolver glaucoma e se deve ter atenção mais especial com as datas das consultas de rotina.

Aqui estão 7 grupos de pessoas que têm mais em risco de um diagnóstico de glaucoma:

  • Acima de 40 anos de idade
  • Histórico familiar de glaucoma
  • Uso de corticóide ou outras medicações que aumentam a pressão intra-ocular
  • Traumatismo ocular
  • Os afro-americanos são 6 a 8 vezes mais propensos a ter glaucoma do que os caucasianos.
  • Pessoas com diabetes são 2 vezes mais propensas a ter glaucoma do que pessoas sem diabetes.
  • Os asiáticos têm um risco aumentado para os tipos menos comuns de glaucoma: glaucoma de ângulo fechado e glaucoma de tensão normal.

Confira as lentes que trabalhamos:

Fonte: Viver Oftalmologia

 

Postagens