7 CUIDADOS COM OS OLHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO

7 CUIDADOS COM OS OLHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO – As lentes de contato são usadas para solucionar problemas na visão e são indicadas para quem não deseja usar óculos ou fazer cirurgia. Hoje, existem lentes de contato de diversos materiais, sendo elas rígidas ou gelatinosas, e de uso diário, semanal, mensal ou anual.

Cada problema demanda uma lente com as características necessárias para que o paciente possa enxergar bem. Por isso, são feitos exames para medir a curvatura da córnea, o mapeamento da superfície e a espessura da córnea. Caso contrário, sem esses cuidados o uso das lentes de contato não só podem piorar o problema como podem estragar a visão. Além disso, para quem usa lentes de contato é preciso tomar alguns cuidados imprescindíveis. Veja, abaixo, algumas recomendações que reunimos.

Vá regularmente ao oftalmologista – 7 CUIDADOS COM OS OLHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO

É necessário consultar um oftalmologista para que as lentes de contato sejam as ideais para tratar de miopia, vista cansada ou astigmatismo. Cada pessoa precisa de um tipo de lente específico e não tomar cuidado com isso pode prejudicar a saúde dos olhos. Além disso, o médico é o responsável por instruir sobre como colocar, manusear e remover as lentes de contato. É importante consultar regularmente o oftalmologista para monitorar a evolução das doenças e evitar que desconfortos transformem-se em problemas mais graves.

Lentes de contato precisam de produtos de limpeza especiais – 7 CUIDADOS COM OS OLHOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUEM USA LENTES DE CONTATO

Para quem usa lentes de contato, a limpeza das lentes é um dos cuidados com os olhos que precisa ser levado muito a sério. Os produtos precisam cumprir as seguintes funções: limpar, remover proteínas e desinfetar as lentes. Além disso, importante lembrar que cada tipo de lente precisa de um produto especial. Os olhos não podem arder quando lentes limpas são colocadas e, para evitar qualquer tipo de infecção, é preciso buscar a orientação de um oftalmologista.

Cuide bem do estojo das lentes de contato

É altamente recomendável dormir sem as lentes de contato pois, o uso prolongado pode prejudicar a saúde dos olhos. Por isso, é preciso cuidar bem do estojo para armazenar as lentes. Os olhos precisam descansar, mas isso não quer dizer que deixar as lentes em qualquer lugar é o correto. O estojo precisa estar sempre limpo e a solução usada para deixar as lentes não pode ser qualquer líquido. Lembrando também que trocar o estojo a cada três meses é o ideal.

Coloque e tire as lentes com bastante cuidado

Os olhos são muito sensíveis e colocar ou tirar as lentes pode não ser tão fácil no começo. Para evitar machucados nos olhos é preciso aprender com o oftalmologista a maneira correta de posicionar as lentes de contato. Higienizar as mãos é fundamental para evitar qualquer contaminação nos olhos.

Não fique muito tempo sem tirar as lentes

Na correria, muitas pessoas acabam usando as lentes de contato durante várias horas ininterruptas. Isso é péssimo para os olhos e pode ter consequências graves, como desenvolver doenças que até impeçam o uso de lentes de contato. Por isso, é preciso precaver-se e evitar que os olhos fiquem muito secos.

Lubrifique os olhos sempre que sentir necessidade

O uso de lentes de contato pode interferir na lubrificação dos olhos, ainda mais se o ambiente é propício. Por exemplo, se a pessoa trabalha em frente a um computador em um escritório fechado com ar condicionado, os olhos irão sofrer mas, é preciso buscar um lubrificante receitado por um oftalmologista.

Respeite a validade das lentes de contato

Você não deve usar as lentes de contato após o prazo de validade.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *