6 HÁBITOS QUE FAZEM BEM PARA A VISÃO

6 HÁBITOS QUE FAZEM BEM PARA A VISÃO – A visão é um dos sentidos do qual mais dependemos. Assim como em outros aspectos da saúde, existem algumas atitudes simples que ajudam a promover a qualidade de vida e a saúde dos olhos.  Conheça seis hábitos que fazem bem para a visão!

Pisque bastante para limpar os olhos – 6 HÁBITOS QUE FAZEM BEM PARA A VISÃO

A longa exposição a telas de computadores, televisão, tablets e celulares podem provocar o ressecamento dos olhos pois, quando estamos concentrados nestas atividades tendemos a piscar menos. Por isso, lembre-se simplesmente de piscar. Pode parecer uma solução boba, uma vez que piscamos involuntariamente. Mas o simples ato de piscar lubrifica a superfície ocular, além de impedir a entrada de partículas de poeira.

Umidifique o ambiente para evitar o ressecamento – 6 HÁBITOS QUE FAZEM BEM PARA A VISÃO

A baixa umidade do ar resseca a superfície ocular. Além de piscar os olhos, tente umidificar o ar do ambiente no qual você se encontra. Este é mais um dos hábitos que fazem bem para a visão. Se não encontrar um aparelho umidificador de ar, um recipiente com água próximo a você será o suficiente.

Pratique atividades físicas sempre

A prática de atividades físicas e a alimentação saudável são hábitos que fazem bem para a visão e à saúde como um todo. A obesidade pode trazer problemas para os olhos, como o diabetes e a hipertensão. Em ambos os casos, o agravamento das doenças pode levar à cegueira, se o problema não for detectado precocemente. Além disso, o diabetes configura fator de risco para o surgimento da catarata. E a hipertensão pode provocar o desenvolvimento de quadros de glaucoma.

Comer peixe é um dos hábitos que fazem bem para a visão

Peixes são excelentes fontes de Ômega 3 e vitaminas A, B, D e E. Essas substâncias são fundamentais na prevenção da Degeneração Muscular Relacionada com a Idade (DMI). Ainda sobre o Ômega 3, foi comprovado que a sua deficiência tem relação com a síndrome do olho seco. Por isso, a ingestão deste ácido graxo tem efeito na regulação de disfunções da função lacrimal, contribuindo para a prevenção de lesões e irritabilidade da superfície dos olhos.

Consulte um médico oftalmologista regularmente

O médico oftalmologista é o profissional que examinará seus olhos, entenderá suas necessidades, rotina e queixas. Com todas essas informações em mãos, ele poderá sugerir um tratamento para possíveis doenças oftalmológicas, ou mudanças para hábitos que fazem bem para a visão. Para que tudo isso aconteça e você possa aproveitar a vida com saúde, é importante consultar um oftalmologista regularmente. A frequência exata dependerá da sua idade, histórico familiar e condição de saúde. O primeiro passo é agendar uma consulta.

Nunca coloque os dedos sujos nos olhos

Esta é uma dica conhecida dos usuários de lentes de contato: nunca leve os dedos ou mãos sujas aos olhos, pois suas mãos podem levar bactérias e pequenas partículas que podem provocar lesões nos olhos. Apenas aplique ou retire lentes de contato após lavar as mãos com água e sabonete. Se sentir algo incomodando os olhos, lave-os com água corrente e jamais tente tirar com os dedos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *