5 DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS NOS OLHOS EM QUALQUER IDADE

5 DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS NOS OLHOS EM QUALQUER IDADE – Cuidar da saúde da visão é muito importante para evitar problemas que vão desde a diminuição da qualidade de vida até a cegueira. Mais do que usar os tratamentos corretos, é preciso prevenir que os problemas apareçam.

Em qualquer idade, alguns cuidados devem ser adotados como forma de prevenir problemas nos olhos. Pensando nisso, veja a seguir cinco cuidados para colocar em prática o quanto antes.

Alimente-se corretamente para fortalecer a visão – 5 DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS NOS OLHOS EM QUALQUER IDADE

Uma deficiência de nutrientes, como a de vitamina D, pode causar sérios problemas de visão. Nesse caso, a falta dessa vitamina pode causar degeneração macular relacionada à idade.

Por outro lado, uma alimentação rica em antioxidantes e em vitaminas garante que a visão fique protegida de maneira constante, evitando problemas em qualquer época da vida.

Por isso, tenha uma dieta equilibrada com o consumo de frutas, vegetais, legumes e verduras, além de proteínas e gorduras que sejam boas para o organismo.

Não coloque objetos estranhos nos olhos – 5 DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS NOS OLHOS EM QUALQUER IDADE

Usar uma lente de contato que não é sua e mesmo coçar os olhos com as mãos sujas são hábitos que podem fazer com que você desenvolva problemas nos olhos, como a conjuntivite.

Dependendo do objeto, ele ainda pode causar lacerações na córnea e até mesmo causar problemas mais graves. Por isso, tenha muito cuidado com a região dos olhos e evite ao máximo que objetos estranhos entrem em contato com seus olhos.

Tome cuidado com o uso de eletrônicos se quiser prevenir problemas nos olhos

Na era digital, é muito comum encontrar quem esteja sempre perto do smartphone, do computador ou mesmo da televisão. O problema é que esses aparelhos emitem uma luz diferenciada para a visão e fazem com que você pisque menos.

Como resultado, os olhos ficam mais ressecados, com menos mobilidade e mais sujeitos a infecções, cansaço visual e síndrome dos olhos secos. Por isso, use esses aparelhos com moderação e tenha hábitos saudáveis quanto ao número de piscadas.

Tome cuidado com hábitos prejudiciais

O tabagismo é um hábito que prejudica não apenas a saúde dos pulmões, mas que também pode impedir a circulação de sangue e nutrientes até a retina. Além disso, há uma degeneração mais rápida e intensa nas estruturas oculares devido aos radicais livres.

O álcool também pode ser um vilão, já que bebidas alcoólicas podem reduzir o contraste da visão, ainda que temporariamente. Além disso, pode prejudicar o nervo óptico e causar cegueira. Sendo assim, evite esses hábitos prejudiciais e busque ter uma vida mais saudável.

Visite um oftalmologista com frequência

Mesmo que nada indique que você está com algum problema de visão, o ideal é que você visite um oftalmologista pelo menos a cada seis meses. Durante as consultas, você fará exames de visão de rotina e acompanhamento, caso já tenha algum problema existente.

Isso garante que qualquer problema seja identificado muito rapidamente, o que permite que o tratamento seja mais eficaz, qualquer que ele seja.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *