5 DICAS PARA MANTER A VISÃO NA TERCEIRA IDADE

5 DICAS PARA MANTER A VISÃO NA TERCEIRA IDADE – À medida que envelhecemos, estamos mais propensos a desenvolver problemas oftalmológicos, como presbiopia, glaucoma, retinopatias e catarata. Entretanto, apesar de ocorrer com o envelhecimento, o aparecimento das doenças não deve ser considerado como normal e os pacientes devem procurar atendimento para tratamento adequado. A maioria das doenças que acometem a terceira idade tem tratamento, seja para cura ou para evitar piora progressiva da visão.

 

Controle doenças sistêmicas – cuide das doenças que você tem.

Portadores de doenças sistêmicas tem maior probabilidade de apresentar alterações oftalmológicas. Os exemplos mais comuns são portadores de diabetes, hipertensão arterial e doenças coronarianas. Além disso, usuários de medicamentos de uso contínuo devem ser monitorados constantemente para avaliar efeitos oculares dos mesmos, como corticóides.

 

Previna acidentes oculares em casa

A maioria dos acidentes oculares ocorrem dentro de casa, e atenção especial deve ser dada a pacientes que tem restrição de mobilidade ou baixa visual. Uma boa iluminação do ambiente, evitar mexer na posição dos móveis e o uso de tapetes antiderrapantes ajudam a prevenir acidentes.

 

Durma bem

Durante o sono e com o olho fechado, o olho fica constantemente lubrificado. Além disso, irritantes, alérgenos e poeira que possam ter ficado acumulados durante o dia são limpos pelo olho.
O olho possui células fotossensíveis que participam do processo de sono e vigília informando ao organismo quando está claro e escuro. A insônia pode ser a causa ou até a consequência de problemas visuais.

 

Vá às consultas periódicas

Muitas doenças que acometem a visão de pessoas da terceira idade são insidiosas e não trazem sintomas até estarem em estágios avançados. As mais comuns são glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. A visita periódica ao seu médico pode trazer o diagnóstico precoce e evitar a piora visual.

 

Saiba sua história genética

Saiba quem na sua família já teve alguma doença na visão e informe seu médico. Pessoas que tem parentes de primeiro grau acometidos por alguma doença tem maior chance de desenvolve-las e devem ser monitorados com mais atenção.

Quer cuidar da sua visão e das pessoas que você ama? Coloque em prática essas 5 dicas práticas para manter a visão saudável.

 

Confira as lentes que trabalhamos:

Fonte: Viver Oftalmologia

Postagens