4 CURIOSIDADES SOBRE MÍOPES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA

4 CURIOSIDADES SOBRE MÍOPES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA – A miopia é uma doença refrativa muito presente na população brasileira. Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia afirmam que cerca de 30% da população precisa de óculos para tratar essa condição. Sua principal característica é a dificuldade para enxergar de longe, e ela deve ser tratada com o uso de lentes corretivas, ou com a cirurgia ocular a laser.

Apesar de a miopia não tratada transformar-se em uma dificuldade no dia a dia, existem algumas coisas que apenas os míopes podem experimentar. Para exemplificar, fizemos uma lista com 4 curiosidades sobre míopes que você provavelmente não sabia. Conheça-as agora!

1. Míopes enxergam melhor embaixo da água – 4 CURIOSIDADES SOBRE MÍOPES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA

Não, você não leu esse título erroneamente. É verdade que pessoas míopes enxergam melhor embaixo da água. Isso acontece porque o líquido atua como as lentes. Ou seja, ele tem a mesma capacidade de refração e faz os raios de luz passarem de forma mais adequada. Mas isso não significa que os míopes enxergarão perfeitamente quando mergulham. A verdade é que não há como controlar o grau de refração da água como fazemos com as lentes. Mas, certamente a visão ficará melhor.

2. Existe a possibilidade de a miopia melhorar depois dos 40 anos – 4 CURIOSIDADES SOBRE MÍOPES QUE PROVAVELMENTE VOCÊ NÃO SABIA

Uma das curiosidades sobre míopes é que, se o grau for baixo, existe a possibilidade de que a condição melhore depois dos 40 anos. O que acontece é que a maioria da população terá a presbiopia após essa idade. A famosa vista cansada. E quando a miopia é leve, os dois problemas podem se anular, tornando a visão mais nítida com o passar do tempo. Veja bem, essa não é uma garantia, por isso não existem motivos para adiar o tratamento.

3. O número de míopes está aumentando

A principal causa da miopia conhecida atualmente é o fator genético. Mas existem estudos de que o ambiente também pode afetar a visão das pessoas. Isso porque o número de pessoas míopes está crescendo, mesmo em comunidades onde não existia uma grande incidência de casos. A Ásia é a região mais afetada, com 90% dos adolescentes diagnosticados na China e mais de 95% dos homens até 19 anos em Singapura. Ainda não existem comprovações sobre como o ambiente pode afetar os olhos durante o seu desenvolvimento, mas a previsão é de que até 2050 cerca de 5 bilhões de pessoas serão míopes no mundo.

4. As chances de descolamento de retina são maiores

A última das nossas curiosidades sobre míopes é também um alerta. A chance de sofrer um descolamento de retina é maior entre esse grupo. Devido ao alongamento do globo ocular, em alguns casos, a retina é mais fina e, consequentemente mais frágil. Esse quadro é mais comum em pacientes com 5 graus ou mais de miopia. Por isso, se esse for o seu caso, fique mais atento às situações que possam colocar seus olhos em risco.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *