4 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER AO MANUSEAR LENTES DE CONTATO

4 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER AO MANUSEAR LENTES DE CONTATO – As lentes de contato são lentes corretivas, como as dos óculos de grau, mas são posicionadas diretamente sobre os olhos. Elas são indicadas para corrigir problemas refrativos, como a miopia.

Muito delicadas, as lentes podem ser rígidas ou gelatinosas. Cada especificidade das lentes de contato depende do uso e correção para os quais elas são indicadas.

Por estarem em contato direto com os olhos, apresentam vantagens estéticas. Os cuidados com as lentes de contato, entretanto, devem ser ainda maiores. Veja quatro cuidados que você precisa ter ao manusear lentes de contato.

Lave as mãos para manusear lentes de contato – 4 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER AO MANUSEAR LENTES DE CONTATO

As mãos atuam como veículos que carregam bactérias do ambiente externo para os seus olhos. Assim como não devemos coçar os olhos, é de suma importância que as mãos sejam higienizadas antes de manusear lentes de contato.  Essa regra vale para o momento de colocar e para retirar as lentes. Em hipótese alguma coloque os dedos nos olhos com as mãos sujas, mesmo que a sujeira seja invisível.

Armazene e higienize as lentes de contato diariamente – 4 CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER AO MANUSEAR LENTES DE CONTATO

Quando não estiverem em uso, as lentes de contato devem ser armazenadas em estojo especial. Dentro dele, elas deverão estar imersas em solução específica para a sua higienização. O ideal é que elas permaneçam dessa forma por, pelo menos, seis horas. No dia seguinte, quando for manusear lentes de contato e após lavar as mãos, descarte a solução do estojo e enxague as lentes dos dois lados com uma nova solução.

Primeiro o lado direito e depois o esquerdo

Esta ordem pode ser invertida e você pode começar o ritual para manusear lentes de contato pelo lado esquerdo, claro. O importante é estabelecer um método e segui-lo religiosamente. Isso impede que você troque os lados e use as lentes incorretamente, já que podem existir diferenças de grau entre os dois olhos.

Use produtos específicos para lentes de contato

A solução usada para higienizar as lentes de contato durante a noite é a mesma que irá enxaguá-las antes do uso. É importante que ela seja feita para esse propósito, e não pode ser substituída por soro fisiológico.

Após higienizar e manusear lentes de contato, lubrifique os olhos com colírio de lágrimas artificiais indicado pelo médico oftalmologista.

Manusear lentes de contato com cuidado e higiene é uma importante etapa da manutenção das lentes e, principalmente, da saúde dos olhos. Nunca use lentes que pareçam danificadas ou contaminadas por fungos. Se suspeitar de alguma dessas situações, descarte as lentes imediatamente.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *