O QUE É AMBLIOPIA E COMO TRATAR.

O QUE É AMBLIOPIA E COMO TRATAR. – A ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso, é a diminuição da capacidade visual que ocorre, principalmente, pela falta de estímulo ao olho afetado durante o desenvolvimento da visão, sendo mais frequente em crianças e adultos jovens.

Ela é detectada pelo oftalmologista, e a determinação da causa é essencial para decidir qual o tipo de tratamento indicado, como uso de óculos ou tampão no olho, e se haverá cura ou não. Além disso, para curar a ambliopia, é importante que esta alteração visual seja identificada e tratada cedo, já que a persistência por muitos anos pode provocar uma atrofia irreversível dos nervos oculares e impedir a correção da visão.

A ambliopia pode surgir de forma leve até grave, afetar apenas um ou ambos os olhos, e pode ter diversas causas, desde funcionais, quando a visão de um olho é desestimulada por dificuldades visuais, até orgânicas, em que uma lesão dificulta a visão. Assim, geralmente, o cérebro costuma favorecer a visão do olho que enxerga melhor, e a visão do outro olho fica cada vez mais suprimida.

Os principais tipos são:

1. Ambliopia estrábica – O QUE É AMBLIOPIA E COMO TRATAR.

É a causa mais comum de ambliopia, que acontece em crianças que nascem com o estrabismo, conhecido popularmente como “vesguice”. Nesses casos, o cérebro da criança consegue adaptar a visão para que ela não fique duplicada, e acaba por suprimir a visão do olho desviado, ignorando a visão captada por esse olho.

Embora consiga adaptar a visão da criança ao estrabismo, essa supressão dos estímulos resulta na redução da visão do olho afetado. Isso pode ser curável com o tratamento. Entretanto, é importante que seja feito o mais precocemente possível, ainda nos primeiros anos de vida, para permitir que a visão seja recuperada completamente.

  • Tratamento: até os 6 meses de idade o estrabismo costuma ser tratado com o tapa-olhos, ou tampão do olho, que oclui o olho sem alteração e estimula o olho estrábico para se manter centralizado e capaz de enxergar. Entretanto, caso a alteração se mantenha após essa idade, o oftalmologista pode indicar a cirurgia para corrigir a ação dos músculos dos olhos, fazendo que se movam de forma sincronizada.

Confira mais detalhes de como pode ser feito o tratamento do estrabismo no bebê e opções de tratamento para o adulto.

2. Ambliopia refracional – O QUE É AMBLIOPIA E COMO TRATAR.

Esse tipo de alteração ocorre quando há problemas refrativos na visão, como uma miopia, hipermetripia ou astigmatismo, por exemplo. Ele pode ser dos tipos:

  • Anisometrópica: quando há uma diferença de graus entre os olhos, mesmo que não seja muito intensa, fazendo com que a visão de um olho predomine sobre o olho com pior visão;
  • Ametrópica: acontece quando há um problema refrativo de grau elevado, mesmo que bilateral, e geralmente acontece em casos de hipermetropia;
  • Meridional: é causada por um astigmatismo não corrigido adequadamente, que também pode causar supressão da visão.

Os erros refrativos são importantes causas de ambliopia, e devem ser detectados e tratados o quanto antes para impedir que provoquem uma alteração visual irreversível.

  • Tratamento: é necessário corrigir os erros refrativos por uso de óculos com o grau recomendado pelo oftalmologista.

Saiba como identificar os sinais de que a criança precisa usar óculos, para evitar a ambliopia.

3. Ambliopia por privação

A ambliopia por privação de estímulos, ou ex-anopsia, acontece quando surgem doenças que impedem a entrada de luz no olho para uma correta visão, como por uma catarata congênita, opacidades ou cicatrizes corneanas, por exemplo, o que interrompe o desenvolvimento visual.

Em alguns casos, até mesmo o uso do tampão ocular para tratamento do estrabismo, usado constantemente, pode ser uma causa de ambliopia no olho que fica privado da visão.

  • Tratamento: é orientado de acordo com a causa, de forma a tentar corrigir a alteração visual inicial, como a cirurgia para remoção da catarata. Quanto mais cedo for realizado o tratamento maiores as chances de recuperação da visão.

Sintomas de ambliopia

Geralmente, a ambliopia não provoca sintomas, surgindo e piorando de forma silenciosa, principalmente por ser um problema que costuma afetar as crianças.

Por isso, é importante estar atento aos sinais de desalinhamento dos olhos, que indicam estrabismo, ou de dificuldades visuais, como dificuldades para aprendizado na escola, cerrar os olhos ou afastar objetos para ler, que indica problemas de refração. Caso surjam, deve-se agendar uma consulta com o oftalmologista.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *